O documento enviado aos conselheiros sobre a proposta para nova resolução de Planejamento Acadêmico na UFMA, a ser discutido na Sessão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão nesta sexta-feira, 30, mantém a visão criticada pela Apruma, sem previsão de horas para planejamento de estágio, o que contraria, inclusive, outras resoluções da UFMA, como a da progressão na carreira.
Em razão disso, a Apruma reforça o convite para os docentes acompanharem a Sessão do CONSEPE, que acontece neste dia 30, a partir das 8h30, no Auditório Sérgio Ferretti, no CEB Velho, Campus do Bacanga.
A proposta defendida pela Divisão de Estágio, constante no documento, rebaixa o entendimento sobre a atividade e parte do princípio que reconhecer a pontuação adequada para o docente que planeja e supervisiona estágio implicaria em “pontuar sem trabalhar”. A Apruma, ao contrário, considera que não levar em consideração esse trabalho resulta em mais precarização, permitindo trabalho docente sem devida remuneração e valorização, ignorando que o professor investe tempo para elaborar o programa, para supervisionar, avaliar e fazer o devido acompanhamento.
Para defender esse entendimento e resguardar o direito dos docentes que trabalham com estágio é necessário somar-se ao acompanhamento dessas discussões.
Veja também: