Desde fevereiro a Apruma vem cumprindo calendário de visitas a Unidades Acadêmicas, solicitando espaços para conversar com os docentes em Assembleias Departamentais ou visitando os campi no continente, como aconteceu nos dias 24 e 25 de abril em São Bernardo e Chapadinha, respectivamente.
A receptividade da categoria docente tem sido satisfatória, com professores e professoras demonstrando interesse em se informar sobre a agenda de ataques a direitos historicamente conquistados, como no caso das aposentadorias, ou, ainda, retirando dúvidas sobre a resolução de progressão acadêmica.
Em março, foram visitados os docentes dos Departamentos de Ciências Fisiológicas, Oceanografia/Limnologia, Enfermagem, Direito, Biblioteconomia, Artes Cênicas, Psicologia, Artes Visuais, Sociologia/Antropologia e Educação I.
Outras Unidades já têm agenda com o Sindicato para tirar dúvidas sobre assuntos relacionados à pauta docente. Os que desejarem podem entrar em contato com a Secretaria da Apruma para agendar a conversa com os docentes.
Além de participar das reuniões, a Diretoria da Apruma também está disponível para conversar com a categoria sobre assuntos de seu interesse, bastando entrar em contato com a Secretaria para verificar disponibilidade dos diretores que, além de representar o Sindicato, cumprem também sua agenda de tarefas docentes.
Nessas ocasiões, é possível, por exemplo, esclarecer dúvidas acerca do preenchimento de formulários e sobre o planejamento para atingir as pontuações necessárias para progressão e promoção, além de se inteirar sobre a defesa da educação pública, das universidades, da liberdade de cátedra, da aposentadoria, entre outros temas. É nesse contato com a base que se constroi o Sindicato!
Nas fotos, docentes do Departamento de Medicina I da UFMA escutam a professora Marizélia Ribeiro, Secretária Geral da Apruma, falar sobre a pontuação para progressão.