Pular para o conteúdo

Apruma conquista reabertura de prazo para preenchimento do PID

A Apruma tomou conhecimento do grande número de professoras e professores da UFMA que não chegou a preencher e encaminhar seu Plano Individual Docente (PID), ferramenta obrigatória e indispensável para elaboração do Planejamento Acadêmico.

Com isso, o Sindicato recorreu à Administração Superior para que reabrisse prazo para suprir essa lacuna, já que muitos professores julgaram ser dispensável o preenchimento.

Várias reuniões foram feitas para resolver o problema. “Tivemos reunião com a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) dia 24 de maio; não chegamos a uma solução, com a resistência à necessária reabertura da plataforma para que os professores pudessem fazer seus PIDs. Buscamos então reunir com a Reitoria para que interviesse e chegássemos a uma solução. Essa reunião aconteceu dia 28. A reitoria resolveu por uma nova reunião entre a própria Reitoria, a PROEN, e nós do Sindicato, que deixamos claro que não aceitaríamos que o docente fosse prejudicado. Este encontro aconteceu dia 6 de junho, inclusive com a presença de um técnico do NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação) para avaliar a possibilidade de reabertura da plataforma”, explica Sirliane Paiva, presidente da APRUMA.

  • Nesse encontro, os dados apresentados demonstraram a gravidade da questão para a qual a Apruma estava chamando atenção:
Número de professores UFMA 1910
Afastados 257
Habilitados a preencher o PID 1719
Efetivaram o preenchimento 1275
Não preencheram 444
  • Não bastasse o alto número dos que não preencheram (444), dos 1275 preenchidos, pouco mais da metade (52%) foram homologados (663 docentes).
  • 612 planos NÃO FORAM HOMOLOGADOS. Estes, somados aos 444 não preenchidos, totalizam 1056 professores que, habilitados a preencher o PID, por algum motivo estão com o Plano Individual Docente irregular; o que corresponde a mais de 60% do corpo docente. No entendimento do Sindicato, como exposto nas diversas reuniões, isso fragiliza tanto os docentes quanto a instituição, daí a necessidade urgente de reabertura da plataforma. “Com isso, deixamos claro que a Apruma não aceitaria nada menos que um novo prazo que possibilitasse o preenchimento do PIB”, declarou Sirliane.

Com a exposição de motivos feita pela APRUMA, a Administração Superior assentiu com a necessidade de correção desse problema, concordando com a reabertura do Sistema para que todos os docentes pudessem preencher seus planos.

O Sindicato reivindicou o mínimo de cinco dias para que todos pudessem processar seus PIDs. Segundo a Administração, o tempo exíguo não permitiria um prazo com esse intervalo, já que todo o processo tem de estar concluído antes do final do semestre (planos preenchidos, homologados pelos departamentos, submetidos aos centros e encaminhados à PROEN).

Para que houvesse tempo hábil de conclusão dos processos, a Administração Superior decidiu, consultado o NTI, reabrir a plataforma durante DOIS DIAS NA PRÓXIMA SEMANA (entre os dias 17 e 21 de junho).

Dado o tempo exíguo e a necessidade urgente de que TODOS PREENCHAM SEUS PLANOS, a APRUMA ALERTA para que os docentes fiquem ATENTOS para essa reabertura, que deve ocorrer entre 17 e 21 de junho!

Como dispõe a Resolução CONSEPE 1819/2019 (ART 2º, § 3º), O preenchimento do PID é obrigatório e deve ocorrer a cada período letivo, diretamente no Sistema Acadêmico. Para conferir o inteiro teor da Resolução, clique no link a seguir. Fique atento à abertura do prazo e não deixe de preencher seu PID: assim que o sistema for reaberto, a Apruma comunicará à categoria em todos os seus canais de informação.

ou7KfY7P3PxK2F2 (Resolução 1819)

Agende seu horário

[bookly-form]