Pular para o conteúdo

Apruma divulga regras do Debate entre candidatos a reitor da UFMA: confira

https://www.facebook.com/apruma.secaosindical/videos/922541814745241/?__tn__=kC-R&eid=ARC4WZzQ7vqp3TGLbe4FXrFiNRVAWy62UhYEFTHLnQhKRId3WusLieBzoCZBKwnKrpUAbPLMSGSoJWsM&hc_ref=ARSapiYIzks5yywYMYaEJR82gx1iUEeEdCQrfxdyW9oPLiRyjQ7NZD3pf4SdR8CNbRs&__xts__[0]=68.ARDxUmUhrrbhWrwLP1Cdi2vmcbhZZLO5cBBDSOqJaKYZXkJpIwxvbJC1b1aEil3iNBmBx1g0yrgnDEQ8iKYsjPxM_XVM0aTK9QKuoJVYpulaRh2qOV2NRDN2pnUYX-0K2YGaMHlR5nnbWY1XfU0R0BG56iHYWoaj59h4QL2o2EhB_dgWrCxCFbS8eI8YY9SliVPJc2YBwzsdiy-_7q9fUujlhOVZhZiZjfR5UMjT7YR-iJ6xN28OIDFvHcjkp3EOUzK1rjAgTpclBMi8l0wy86Kt0VoWgEyURyG2rCLqTc4KJJ98QNRO3fERUQTmQQzwWb4aQJGatdT1OicrdOLDSbvWToAPXKqW9_-zBvyWp7Pz1vMMvnkfjwS1mM4bQumDbzdZ1abzSTbxn2sGjf60ecRkZjIcpNqu4F9_B2QYszwEoLlfpquBHvrdeT0-urK3b0ZiE5FDp25oPoZX8yBp9zXxDyU5ocDBeO07KHtgVuSa

REGRAS DO DEBATE ENTRE CANDIDATOS (AS) À REITOR(A)

 

DO DEBATE

 

O debates entre os(as) candidatos(as) à Reitor(a) e apresentação dos candidatos a Vice-Reitor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA para Consulta Prévia 2019, acontecerá no Auditório Central do Campus do Bacanga e será transmitido via YouTube para os 8 campi do Continente.

 

DA ORGANIZAÇÃO DO DEBATE

 

I – O debate deve ser regido pelos princípios da ética profissional, o mesmo destina-se a candidatos à Reitoria da UFMA, não podendo os mesmos serem substituídos por representantes

II – O debate acontecera no Auditório Central do Campus do Bacanga e será transmitido via youtube para os 8 campi do Continente

II – Considerando que a capacidade do auditório é de 300 (trezentos) assentos, deve-se reservar 60 (sessenta) assentos para as(os) convidadas(os) dos(as) candidatas(os) com participação confirmada, que devem ser divididas igualmente. Os demais 240 (duzentos e quarenta) assentos serão disponibilizados ao público e serão ocupados obedecendo a ordem de chegada ao local.

III – Na data do debate, caso o auditório esteja com a capacidade diferente da supramencionada deve-se proceder a divisão dos assentos, seguindo a mesma proporção apresentada no item de II.

IV – Durante o debate serão disponibilizados formulários e caneta para que cada segmento (docente, discente e técnico administrativo) possa fazer uma pergunta aos candidatos acerca de um dos seguintes temas relevantes para UFMA: (1) Ensino, (2) Pesquisa (3) Extensão; (4) Financiamento, (5) Autonomia Universitária, (6) Gestão Democrática; (7) Assistência Estudantil; (8) Carreira Docente.

V – As perguntas elaboradas por cada segmento (Discente, Docente e Técnico-Administrativo) não podem ser direcionadas a um único candidato, sendo proibidas perguntas anônimas.

VI – As perguntas feitas devem ser depositadas numa urna onde constará a identificação com destaque para cada segmento (Discente, Docente e TAE).

VII – A comunidade de todos os campi do continente poderá encaminhar perguntas via whatsapp da Apruma (98) 98844 0401, por escrito. Contendo nome, segmento (docente, técnico-administrativo e discente), campi e tema (Ensino, Pesquisa, Extensão, Financiamento, Autonomia Universitária e Carreira Docente).

VII – As perguntas da plateia dos campi serão sorteadas no quarto bloco.

VIII – As perguntas que fugirem aos temas, às orientações supracitadas, serão excluídas.

IX – As perguntas poderão ser realizadas a partir do inicio do debate, até o final do segundo bloco.

 

DAS REGRAS DO DEBATE

 

I – O Debate será dividido em quatro blocos separados por intervalo de 5 (cinco) minutos. Durante os intervalos cada candidata(o) pode solicitar a presença de até dois do seus assessores no palco.

II – Antes do início do debate com os candidatos a reitor será aberto aos candidatos a Vice-Reitor para apresentação de suas propostas. Cada Candidato terá 5 minutos.

III – Não será permitido que o candidato faça uso de qualquer dispositivo eletrônico.

IV – Será permitido que o candidato(a), consulte material impresso que esteja em sua posse, desde o inicio do debate.  Os mesmos poderão poderão gravar e utilizar as imagens do debate em sua propaganda eleitoral.

V – Não será permitida a utilização de cartazes, faixas, banners, material sonoro, buzinas, apitos, confetes ou outros materiais que venham tumultuar o desenvolvimento do debate. As pessoas que infringirem essas regras serão solicitadas a retirar-se das despedidas do auditório.

VI – Ninguém poderá portar e/ou transitar com bandeiras ou exibir faixas dentro do auditório.

 

DO PRIMEIRO BLOCO

 

I – O primeiro bloco será de tema livre e é composto de dois momentos.

II – No primeiro momento cada candidato(a) terá 2(dois) minutos para fazer sua apresentação. III – No segundo momento o(a) mediador(a) fará o sorteio para definir o primeiro candidato que fará pergunta a outro(a) candidato(a) de sua escolha,

IV – O(a) candidato(a) sorteado terá 1(um) minuto para fazer a pergunta.

V – O(a) candidato(a) escolhido(a) terá 1(um) minuto e 30 (trinta) segundo para responder.

VI – O(a) candidato(a) sorteado terá 1(um) minuto para réplica.

VII – O(a) candidato(a) escolhido(a) terá 1(um) minuto para tréplica.

VIII – Cada candidato perguntará uma única vez e responderá uma única vez,

IX– A previsão de duração do bloco até 25 (vinte e cinco) minutos.

 

(INTERVALO DE 5MIN)

 

DO SEGUNDO BLOCO

 

I – O segundo bloco terá temas sorteados para explanação de um(a) candidato(a) e comentário de outro(a) candidato(a). Serão duas rodadas de explanação e comentário.

II – Os temas que serão sorteados são: (1) Ensino, (2) Pesquisa e Extensão; (3) Financiamento, (4) Autonomia Universitária, (5) Gestão Democrática; (6) Assistência Estudantil; (7) Carreira Docente; (9) Plano de Cargos e Carreiras de Técnicos Administrativos em Educação PCCTAE.

III – O(a) mediador(a) sorteará um tema dentre os supracitados.

II – O(a) mediador(a) sorteará um(a) candidato(a) para fazer uma explanação sobre o tema e um(a) segundo(a) candidato(a) para fazer um comentário.

III – O(a) candidato(a) sorteado(a) terá 1(um) minuto e 30(trinta) segundos para fazer sua explanação sobre o tema.

IV – O(a) candidato(a) que fará o comentário terá 1(um) minuto.

VII – Cada candidato(a) deve responder uma única vez por rodada.

VIII – Cada candidato(a) deve comentar uma única vez por rodada.

IX – A previsão de duração do bloco é de 25 (vinte e cinco) minutos

 

(INTERVALO DE 5MIN)

 

DO TERCEIRO BLOCO

 

I – O terceiro bloco terá a mesma configuração do segundo momento, do primeiro bloco, para perguntas e respostas.

II – No terceiro bloco o(a) último(a) a perguntar, no primeiro bloco, será o primeiro a perguntar a um(a) candidato(a) de sua escolha à exceção do(a) candidato(a) que ele(a) perguntou ainda no primeiro bloco.

III – A previsão de duração do bloco é de 25(vinte e um) minutos.

 

(INTERVALO DE 5MIN)

 

DO QUARTO BLOCO

 

I – O quarto bloco será composto dos temas (1) Ensino, (2) Pesquisa (3) Extensão; (4) Financiamento, (5) Autonomia Universitária, (6) Gestão Democrática; (7) Assistência Estudantil; (8) Carreira Docente e acontecerá em dois momentos:

  1. a) – No inicio serão sorteadas perguntas da plateia para os(as) candidatos(as). No Campus São Luís as perguntas serão sorteadas por segmento, duas (dois) por segmento, totalizando 6 (seis) perguntas; enquanto nos campi do continente não haverá distinção por seguimento, cada campi terá uma pergunta sorteada.

II – O mediador sorteará a ordem de resposta dos(as) candidatos(as).

III – O mediador sorteará uma pergunta de um dos segmentos para ser respondida por cada um(a) dos(as) candidatos(as) na ordem previamente sorteada.

IV – O mediador terá 30 (segundos) para fazer a leitura da pergunta

V – Cada candidato(a) terá 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos para responder na ordem que fora sorteada.

VI – O mediador repetirá o procedimento para cada segmento (Discente, Docente e TAE).

VII – Para fechamento do bloco cada candidato(a) terá 2 (dois) minutos para fazer suas considerações finais.

VII– A previsão de duração do bloco é de 40 (quarenta) minutos.

IX – As perguntas elaboradas por cada segmento (Discente, Docente e Técnico-Administrativo) não podem ser direcionadas a um único candidato, devem ser direcionada a um dos oito temas.

X- As perguntas feitas devem ser depositadas numa urna onde constará a identificação com destaque para cada segmento (Discente, Docente e TAE).

XI – A comunidade de todos os campi do continente poderá encaminhar perguntas via whatsapp da Apruma (98) 98844 0401, as mesmas serão impressas, depositadas nas urnas correspondentes aos campi e sorteadas pelo mediador. Ressalta-se que não há limite para perguntas, no entanto, cada pergunta, deve ser direcionada obedecendo o tema escolhido para a mesma.

XII – As perguntas do público presente no auditório e dos campi serão sorteadas no quarto bloco.

Marcações:

Agende seu horário

[bookly-form]