Nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, acontece a primeira edição da Feira da Resex de Tauá-Mirim.
A feira acontecerá das 9h às 14h30 no Campus do Bacanga, na UFMA (na rua ao lado do prédio de Políticas Públicas, próximo ao CEB Velho), num local de fácil acesso, e será aberta a toda a comunidade universitária e do entorno.
Os produtos comercializados são produzidos por comunidades rurais, especialmente as da área da Reserva Extrativista (Resex) de Tauá-Mirim, que reúne mais de uma dezena de povoados da Ilha do Maranhão (São Luís) e da Ilha de Tauá-Mirim, localizada a sudoeste da Grande Ilha do Maranhão.
A Resex de Tauá-Mirim é uma antiga reivindicação das comunidades, que proclamaram sua criação em março de 2015, embora os governos locais e nacional optem por silenciamento e conluio com os grandes empreendimentos que ambicionam expulsar comunidades centenárias e se apropriar de seus territórios para implantar projetos que podem piorar a já insustentável situação ambiental na Ilha: para se ter uma ideia, a proposta para revisão do Plano Diretor da capital pretende diminuir em mais de 40% as áreas verdes da cidade, especialmente nos locais onde a presença destes povoados pode ser vista como importante fator de preservação (veja mais AQUI).
Produtos zero agrotóxico
Entre as vantagens da I Feira da Resex de Tauá-Mirim, a oferta de produtos da agricultura familiar, sem uso de intensivos, portanto sem prejuízo para a saúde humana. Além das comunidades da Resex (como Taim, Rio dos Cachorros, Cajueiro, Vila Maranhão…), outras áreas estão envolvidas na iniciativa,como produtores da Vila Embratel e da Resex de Cururupu.
A feira é uma realização do Conselho Gestor da unidade, com apoio da Apruma, da UFMA (que autorizou o uso do espaço para realização do evento), do GEDMMA (Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente), da Associação Agroecológica Tijupá) e do MST (Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores Sem Terra).
Além da comercialização de produtos alimentícios para serem levados para casa e de artesanatos das comunidades, haverá também venda de alimentos para consumo no local, com destaque para lanches e para o almoço, que terá no cardápio sururu ao leite de coco, pato, galinha caipira, camarão embriagado, arroz de cuxá e bobó.
Entre os produtos que serão colocados à venda, estão os seguintes:
- Cheiro Verde
- Galinha Caipira abatida
- Plantas medicinais e ornamentais
- Pimentas
- Caranguejo
- Polpas de frutas regionais (murici, buriti, cupuaçu…)
- Banana
- Manga
- Melancia
- Carambola
- Peixe
- Farinha
- Camarão
- Biscoito de Mesocarpo de Babaçu
- Mel
- Ovos
- Folhagens (alface, vinagreira…)
- Maxixe
- Quiabo
- Tomate
- Batata
- Geleia de frutas nativas
- Macaxeira
- Cocada
- Azeite de babaçu
- Caldo de macaxeira
- Bolo de tapioca
- Macaxeira cozida
- Café
- Bolo de aveia sem açúcar e sem leite
- Suco de caju e de abacaxi…
A participação na I Feira da Resex de Tauá-Mirim é uma oportunidade de desfrutar de alimentação saudável e também de demonstrar apoio às comunidades que resistem bravamente para manter territórios centenários e que dessa forma contribuem com nosso bem-estar: nesta quinta, todos e todas à Feira!