Aconteceu na última quinta-feira, 11 de março, Assembleia Geral que tratou de diversos assuntos da conjunta nacional e da situação local dos docentes da UFMA.
Antes das deliberações, foram dados diversos informes pelos docentes: acompanhe a seguir e, em breve, detalhes de todos os assuntos tratados durante a Assembleia!
Cidade e Meio Ambiente
O professor Élio Pantoja, do Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC) e representante do Sindicato no Conselho no Conselho da Cidade (Concid, instância que discute diversos aspectos da legislação urbanística na capital maranhense), informou ter participado de mais de 40 reuniões do Conselho, incluindo diversas audiências públicas nas quais tratou-se de tentativas de alteração do Plano Diretor.
Ele informou que, enquanto representante, procurou manifestar a posição da Apruma na batalha por um planejamento urbano que contemple a coletividade, e que nesse sentido, até o momento, o Sindicato divide a vitória com outras instituições que conseguiram até o momento suspender a tentativa de expansão das áreas industriais sobre comunidades rurais na cidade.
Seu mandato, contudo, chegou ao fim, e ele entregou o cargo dizendo esperar que seu sindicato permaneça nessa luta.
Atendimento Psicológico
A professora Claudia Aline, do Departamento de Psicologia, deu informe sobre o projeto de extensão que segue fazendo atendimento remoto a indivíduos, casais e famílias utilizando a metodologia centrada na pessoa. O atendimento acontece por meio virtual, com agendamento prévio, como se pode ver em detalhes AQUI.
GTPAUA e JURA discutem estrutura agrária do Maranhão dia 25 de março
O professor Horácio Antunes comunicou que o Grupo de Trabalho da Apruma sobre Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) segue realizando suas atividades.
Em sua última reunião, na qual foi definido o calendário de reuniões, ficou decidido também que a coordenação do GT este semestre será exercida pelos professores Horácio (DESOC), Roberto Ramos (Campus Pinheiro) e Welbson Madeira (Economia).
A próxima atividade já definida do GTPAUA será o Seminário Estrutura Agrária do Maranhão, a ser realizado dia 25 de março, às 18h. A atividade será executada em parceira com a Jornada Universitária da Reforma Agrária (JURA), que também participará de outros eventos conjuntamente, como o lançamento do Caderno de Conflitos no Campo, elaborado anualmente pela Comissão Pastoral da Terra, e que contará com a participação do GT. O lançamento do Caderno será feito em data a ser ainda divulgada.
Campanha de Filiação
O professor Micael Carvalho, coordenador do Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA), informou que está em preparação a nova Campanha de Filiação à Apruma, pensada a partir de uma ampla comissão de docentes e funcionários da Apruma e submetida à Diretoria e ao Conselho de Representantes.
A campanha não se voltará apenas a quem ainda não é filiado ou a quem se desfiliou do Sindicato, mas procurará envolver todos e todas no fortalecimento da entidade.
O lançamento está previsto para o dia 10 de abril, com a realização de um debate voltado para toda a comunidade, que deverá ser feito através do canal da Apruma no YouTube.
Agende-se!
Próximas atividades previstas
- Seminário Estrutura Agrária do Maranhão, a ser realizado dia 25 de março, às 18h.
- Lançamento da Campanha de Filiação: 10 de abril, em horário a ser definido, no YouTube.