Acontecerá na próxima semana o debate Mineração e desastres ambientais na Amazônia brasileira: o caso de Aurizona – Godofredo Viana, no Maranhão, quarta-feira, 19 de maio, às 19 horas, organizado pelo GTPAUA/Apruma (Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental) e a JURA (Jornada Universitária pela Reforma Agrária).
O debate ficará por conta dos líderes da Comissão de Aurizona, Jonias de Ribamar Pinheiro Ribeiro e Juciara Pereira Lima, além de Elio de Jesus Pantoja Alves, professor da UFMA e Coordenador do GEDMMA – UFMA, o professor Tadzio Peters Coelho, da Universidade de Federal de Viçosa e da Conselheira Estadual de Direitos Humanos, Ana Paula dos Santos, que também é integrante da Rede Justiça nos Trilhos.
A atividade será parte do Dia Nacional de Paralisação contra o PL 5595/2020, que quer impor o retorno das atividades presenciais no momento que já passamos de 425 mil mortos, colocando em risco de morte mais famílias, pois os estudantes não têm nem previsão de serem imunizados. Além do mais, com tantos cortes que a Educação vem recebendo, muitas universidades estão inviabilizadas de retorno presencial, pois não há recursos para arcar com despesas básicas, como água e luz.
O GTPAUA/Apruma e a JURA informam ainda que esta atividade deveria ter acontecido em abril, mas quando a atividade foi iniciada, a sala foi invadida por um grupo racker que se reivindicava bolsonarista. Mantivemos o compromisso de realizar a atividade em outra data e horário, de modo seguro e mostrando que estes ataques não nos intimidarão. Continuaremos nossas lutas e apoio às comunidades que vêm resistindo aos diversos ataques e crimes ambientais.
Por motivos de segurança, como já foi informado, o debate poderá ser acessado pelo canal do YouTube da apruma seção sindical – YouTube e a participação será garantida via chat do YouTube.
Contamos com a presença e participação de todos e todas para enriquecer ainda mais esse debate!