Pular para o conteúdo

Nota de Solidariedade à professora Sylvana Marques e de Repúdio aos ataques virtuais sofridos pela Docente

 

Nota de Solidariedade à professora Sylvana Marques e de Repúdio aos ataques virtuais sofridos pela Docente

A Diretoria da Apruma – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional – vem prestar a mais irrestrita solidariedade à professora Sylvana Marques, da UFMA Campus São Bernardo, que, na última sexta-feira, 23 de julho, foi vítima de uma série de ataques ao proferir sua palestra: “O Veneno Moderno: goles de raça e pobreza”, no I Ciclo de Debates Des-Envolvimento, Globalização e Turismos Possíveis, que faz parte do curso interdisciplinar sob o mesmo tema, por ela organizado.

Mais uma vez se repetem ataques a uma docente, marcados por misoginia e machismo, feitos por perfis falsos que dizem se identificar com o bolsonarismo e com a defesa de uma ideologia de extrema direita. No caso da palestra da professora Sylvana, os criminosos se fizeram passar por estudantes para ter acesso ao ambiente virtual.

Este não é, infelizmente, um caso isolado. Atividades na UFMA e em outras IES vêm passando pela mesma insegurança digital, com ataques de cunho fascista. Na maior parte dos casos, as características se repetem, com os criminosos dizendo-se conservadores bolsonaristas, destilando preconceito, intolerância, machismo, racismo, LGBTfobia, lançando toda sorte de impropérios contra educadores. Até mesmo nosso Sindicato já foi vítima de ‘hackers’, como aconteceu durante o debate “Mineração e desastres ambientais na Amazônia brasileira: o caso de Aurizona – Godofredo Viana”, organizado pelo Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental GTPAUA/Apruma no dia 29 de abril de 2021.

Esperamos que a Universidade Federal do Maranhão se esmere em garantir o ambiente de trabalho saudável e seguro para que nossas ações possam ser desenvolvidas e que sejam tomadas todas as medidas cabíveis neste e em qualquer caso semelhante.

A Apruma reafirma a todos os professores e professoras que sofrem esse tipo de agressão nosso mais sincero apoio, colocando-nos, como sempre estivemos, à disposição das vítimas desses atos odiosos e fascistas. À Sylvana e a todos/as os/as docentes que enfrentam esse tipo de situação, nossa solidariedade: vocês não estão sós! Seu Sindicato está a postos para enfrentar esse tipo de problema e assim contribuir para a manutenção da democracia dentro e fora da Universidade.

São Luís, 26 de julho de 2021

Diretoria da Apruma – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional

Agende seu horário

[bookly-form]