Pular para o conteúdo

Proposta de EaD na UFMA: Assembleia discute minuta

Proposta de EaD na UFMA: Assembleia discute minuta de ensino à distância; GTPE convoca reunião

A Assembleia Geral da Apruma realizada na segunda-feira, 16, além de ter levantado sério debate sobre a reforma administrativa, também pontuou a chegada a algumas subunidades acadêmicas de uma minuta cujo escopo seria alterar e aprofundar a prática do ensino à distância na UFMA.

Os participantes travaram um debate acalorado sobre o que pode representar essa indicação, bem como criticaram o fato de mais uma vez uma mudança tão profunda não ser discutida com a transparência necessária no meio acadêmico: para se ter uma ideia, muitos departamentos nem tiveram acesso à minuta que pode, inclusive, transformar campi do continente em polos de educação à distância em parceria com a iniciativa privada.

Os professores Marco Antônio Machado e Ubiratane Rodrigues, do Campus Grajaú, iniciaram a análise da proposta, pontuando diversos pontos polêmicos, apreensões e dúvidas que ela suscita. A avaliação do documento que não foi amplamente publicizado pela Administração Superior foi complementada pelos estudos feitos no âmbito do Grupo de Trabalho de Política Educacional da Apruma (GTPE), que já realizou uma primeira reunião sobre esse tema – que pode ter reflexos tanto sobre a natureza da Universidade quanto sobre a carreira docente na UFMA. As professoras Silvana Martins e Denise Bessa encarregaram-se de apresentar as análises feitas do GTPE.

O professor Bartolomeu Mendonça, presidente da Apruma, informou que o sindicato já oficiou à Universidade para que disponibilize a minuta do documento, para que todas as Unidades e Subunidades Acadêmicas tenham acesso e assim ele possa ser debatido democraticamente.

Municiada desse levantamento inicial, das indicações feitas pelo GTPE e das informações dadas pela diretoria da Apruma, a Assembleia, então, deliberou os seguintes encaminhamentos sobre o tema:

1. Chamar a categoria docente para participar da reunião do GTPE que acontece nesta sexta-feira, dia 20, às 14h, para tratar deste assunto. Quem quiser fazer parte deve solicitar o link à Secretaria da Apruma, por WhatsApp (98) 9 8844 0401 ou e-mail apruma.secretaria21@gmail.com.

2. Que a Apruma faça uma campanha nas redes alertando a comunidade acadêmica para os pontos mais alarmantes da minuta que pode instituir uma modalidade de ensino na UFMA, colocando seu corpo docente e instalações à disposição de uma parceria privada, como previsto na peça, numa nova tentativa de enfraquecimento da Educação Pública que aproxime a instituição, mais uma vez, dos ditames do Future-se, programa bolsonarista que lança bases para privatização e apropriação da estrutura pública das universidades brasileiras.

Durante a reunião do GTPE, devem ser analisadas outras propostas feitas, como a realização de um debate sobre EaD no início de setembro e, ainda, a produção de um relatório sobre essa minuta e divulgação à comunidade acadêmica.

Também foi indicado que o debate sobre esta resolução, bem como sobre as tentativas de alteração do estatuto da Universidade, deve estar articulado com temas como a luta contra a PEC 32, o Future-se e os ataques à Educação Pública.

A Apruma, com o alerta dado sobre o assunto, orienta aos docentes de todos os campi a participação na reunião desta sexta, e atenção a este assunto, que deve ser objeto de informes dos canais do Sindicato.

Atualização: No dia seguinte à Assembleia, a Diretoria de Tecnologias na Educação, DTED/UFMA respondeu ao ofício da Apruma, informando que a minuta está em construção e vem consultando “setores estratégicos” para depois apresentar a proposta à comunidade acadêmica. O Sindicato considera, entretanto, pertinentes todas as observações feitas pelos docentes em relação a pontos problemáticos na minuta em construção. Dessa forma, é essencial a participação nos fóruns que se dispõem a discutir a EaD, reforçando o chamamento para a reunião do GTPE nesta sexta-feira, 20 de agosto, às 14h.

Agende seu horário

[bookly-form]