Atualização 10/09:
Veja matéria sobre a realização do debate e vídeo na íntegra com a atividade clicando AQUI
Atualizado em 30 de agosto:
Como indicado pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional durante a última Assembleia Geral da Apruma, que acatou a orientação sobre a realização de um debate sobre a educação a distância na UFMA (veja aqui), e, após a reunião do GTPE/Apruma no último dia 20, foram fechados os detalhes dessa atividade:
Assim, a Apruma e o GTPE convidam a toda a comunidade universitária para o debate:
Implicações do novo projeto de Educação a Distância na UFMA para a Universidade Pública Brasileira
A atividade acontece na próxima quinta-feira, 2 de setembro, e contará com as presenças de:
-
Mauro Titton (UFSC);
-
Isabel Ibarra (pró-reitora de Ensino da UFMA) e;
-
Olinda Evangelista (professora aposentada da UFSC, doutora em Educação).
O debate será realizado online, com transmissão ao vivo a partir das 17h do dia 2 de setembro no canal Apruma Seção Sindical, no YouTube.
Discussões sobre a EaD
O debate é fruto das preocupações que vêm surgindo no meio da comunidade acadêmica, especialmente nos campi do continente, acerca das pretensões de avanço da educação a distância na UFMA.
Durante a Assembleia da Apruma, veio à tona uma minuta de resolução sobre o assunto (cujas discussões estão restritas a setores da Universidade até este momento). O documento dá margem à interpretação de transformação de unidades do continente em polos de EaD, somada a uma não detalhada parceria com a iniciativa privada. Na opinião de docentes cujas pesquisas têm foco em política educacional presentes à Assembleia, isso pode ser visto como mais uma peça do projeto de “destruição da Educação Pública, e atrelar o que sobrar ao projeto do capital”.
O debate realizado pelo GTPE/Apruma pretende contribuir para lançar luzes sobre o que de fato está sendo pensado sobre esse tema, além de estimular o envolvimento de toda a comunidade acadêmica em pauta tão importante, pois, como posto durante a Assembleia, é um assunto pode ter reflexos tanto sobre a natureza da Universidade quanto sobre a carreira docente na UFMA.