Reunidos entre os dias 15 (Dia dos Professores e das Professoras) e 16 de outubro, os participantes do 13º CONAD Extraordinário do Andes, realizado de forma virtual, saudaram a retomada das lutas nas ruas, especialmente num momento em que, àquela altura, completavam-se cinco semanas dos esforços concentrados dos servidores em Brasília, nos estados e nas redes #ContraPEC32.
Foi feita ainda saudação a Paulo Freire neste ano que completa seu centenário de nascimento e deliberada a realização do próximo Congresso do Andes, o quadragésimo de sua História, que será realizado no primeiro semestre do ano que vem na cidade de Porto Alegre/RS.
Foram aprovadas ainda moções de apoio a diversas lutas sociais e aprovado o “convite a uma delegação de representantes da Central de Trabalhadores(as) de Cuba para participarem do 40º Congresso, considerando a importância de dar continuidade às ações de solidariedade ao povo cubano diante do seu processo de luta e resistência frente aos ataques imperialistas“.
A Carta do 13º CONAD Extraordinário repercute também as palavras que temos ecoado contra o genocídio continuado no Brasil em nosso retorno às ruas:
“Não tem emenda. Não tem arrego. Se votar a PEC 32, acabou o seu sossego!”;
“Se votar, não volta!”;
“À PEC da rachadinha, EU DIGO NÃO! Em defesa da saúde e educação!”;
“FORA PEC 32!”;
“Ninguém aguenta mais! FORA BOLSONARO e seus generais!”;
“Ai, ai, ai, ai, se empurrar o Bozo Cai”.
Acesse a seguir a íntegra do documento histórico: