Acontece em todo o Brasil, neste sábado 20 de Novembro da Consciência Negra, protestos contra o governo neofascista, racista, misógino e ultraliberal de Bolsonaro.
No Maranhão, pelo menos duas cidades estão com atividades confirmadas:
- Em São Luís, o ato do 20N tem início com concentração às 15h na Praça do Viva do maior quilombo urbano do país, o bairro da Liberdade. De lá, os manifestantes seguem até a Praça Antônio Vieira, onde acontece festival de cultura negra;
- Em Imperatriz, a concentração se inicia cedo, às 8h, na Praça de Fátima, com participação de coletivos, sindicatos, movimentos, manifestantes independentes
A APRUMA orienta sua base a participar, precavendo-se com os protocolos contra disseminação do coronavírus.
A adesão é importante num momento em que precisamos demonstrar força contra a pauta destruidora de Bolsonaro, Guedes,Mourão e seus aliados, tanto na área econômica quanto social.
Além disso, vimos até agora “segurando” a reforma administrativa com mobilização em todos os cantos do país e essa é uma oportunidade de fortalecer esta luta.
Não podemos esquecer ainda que, na semana da luta antirracista, indígenas Akroá-Gamella que estavam defendendo seu território foram arbitrariamente presos pela Polícia Militar do Maranhão que agiu como milícia de uma empresa privada (Equatorial Energia), que invadiu o território para colocar linhas de transmissão sem proceder a consulta à comunidade. Dezenas de entidades de diversas partes do país vêm manifestando apoio aos Gamella – a nota pode ser vista em nosso site.
Basta de Racismo!
Não à reforma administrativa!
Fora Bolsonaro genocida!
Todos e todas em luta neste dia da Consciência Negra!