A Jornada de Lutas em Defesa da Educação e dos serviços públicos prossegue esta semana com ocupação em Brasília e Aula Pública “Os desafios políticos e pedagógicos do retorno às aulas presenciais na UFMA”, a partir das 15h30 deste dia 14 de junho, na Área de Vivência do Campus do Bacanga (UFMA), em São Luís.
A Aula nesta terça-feira é aberta a toda a comunidade, e contará com a explanação da Profa. dra. Cacilda Cavalcanti (UFMA). Esta atividade é promovida pelo Sindicato de Professores da UFMA (Apruma).
Nesse mesmo dia, servidores públicos federais voltam a se manifestar em Brasília contra a política de arrocho salarial ante a inflação que avança. A Apruma e o Andes têm participado ativamente das mobilizações em Brasília, com informes constantes em nossas redes. O movimento docente tem construído junto com o Fonasefe e demais entidades do serviço público a luta contra a desvalorização dos servidores que vem avançando sob Bolsonaro.
Além da pauta do reajuste, as manifestações desta semana na capital federal também incorporam a defesa da Educação Pública contra os cortes orçamentários divulgados recentemente e que comprometem a subsistência de universidades, institutos federais e centros de pesquisa.
Na semana passada, os estudantes foram às ruas junto com professores e professoras e os movimentos sociais contra os cortes no orçamento. A mobilização de retomada das ruas ficou conhecida por 9J e foi incorporada ao calendário de lutas da Apruma.
Veja a seguir momentos da ocupação da ruas o 9J e não deixe de comparecer à Aula Pública na UFMA na tarde desta terça-feira!