Pular para o conteúdo

Conselho de Representantes da APRUMA se reúne para tratar da minuta que pretende acabar com quase metade do ensino presencial na UFMA

O Conselho de Representantes, que reúne docentes das unidades e subunidades acadêmicas e auxilia a Diretoria da Apruma na execução do plano de lutas da entidade, formulando e encaminhando orientações, tem reunião marcada para a próxima semana em formato híbrido.

A Reunião do Conselho acontece na próxima terça-feira, 19, às 17h30, no Auditório Ribamar Carvalho, próximo à Sede Administrativa da APRUMA. Preferencialmente e em havendo condições, conselheiros que estiverem em São Luís devem participar de modo presencial. Para os demais, haverá transmissão via Zoom da Apruma.

A Reunião que acontece dia 19 havia sido anteriormente adiada em razão do conjunto de ações da comunidade universitária realizadas para chamar atenção e se posicionar contra as ameaças à UFMA presencial (recentemente, foi aprovada em colegiados superiores resolução que dispõe sobre EaD, vista por parte da comunidade como uma preparação para o enfraquecimento pretendido para o ensino presencial, o que reforça a urgência do assunto). O Conselho de Representantes participa da defesa da UFMA e traçará também plano de ação nesta luta.

Pauta

A Reunião terá como principais pontos de pauta:

  • Campanha de filiação;
  • discussão da minuta dos 40% de ensino não-presencial;
  • mobilizações pelo direito ao ensino presencial.

Subsídios para as ações

Como os ataques ao ensino presencial são uma resposta da Administração Superior da UFMA ao projeto do governo federal de ataque às universidades, é recomendada aos conselheiros a leitura do documento sobre o REUNI Digital para auxiliar na compreensão das ações da Reitoria que seguem nessa direção:

Agende seu horário

[bookly-form]