Pular para o conteúdo

Nota da Diretoria da APRUMA sobre os eventos decorridos do 65º CONAD/ANDES-SN

Nota APRUMA 07/2022

 

A Diretoria da APRUMA – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional manifesta-se sobre as discussões, deliberações e repercussões do 65º CONAD do ANDES, que ocorreu nos dias 15 a 17/07/2022, em Vitória da Conquista, Bahia, e que envolve o posicionamento do Sindicato sobre as eleições presidenciais de 2022.

  1. As discussões sobre as eleições nacionais de 2022 ocorreram no “Tema –Atualização dos Planos de Lutas dos Setores e Plano Geral de Lutas”, a partir do texto de apoio/resolução nº 9 – “TR 9 – O ANDES-SN Tem o Direito de Ficar Indiferente às Eleições de 2022?”
  2. No aludido texto não havia a indicação de o ANDES-SN manifestar apoio a qualquer candidato à presidência da república; indicava, sim, que o Sindicato, pela sua Diretoria, enviasse “uma carta de reivindicações com as demandas que o sindicato considera necessárias de ser cumpridas num eventual governo do candidato”, ou seja enviasse carta para apenas um dos presidenciáveis, mas não indicava que o ANDES lhe apoiaria nas eleições.
  3. Todos os grupos com delegados e observadores de seções sindicais que discutiram a proposta do TA/TR 09 a aprovaram com alterações, sendo levadas para a plenária, onde a proposição do grupo 3 foi a vencedora: “Que o 65º CONAD delegue à diretoria do ANDES-SN a elaboração de uma carta de reinvindicações à(o)s presidenciáveis, com exceção do atual presidente da República, com a pauta da categoria docente seguindo os eixos do Caderno 2, com destaque para a política de financiamento e para a política de ações afirmativas”.
  4. No dia 22/07/2022, a ADUFRJ, que participou do CONAD com delegado e observadores e não apresentou proposta de indicação de apoio a candidato à presidência, publicou matéria com o título: “ANDES nega apoio a Lula”, acusando a maioria das 57 seções sindicais presentes no 65º CONAD de ter se posicionado com falsa “neutralidade” nas eleições nacionais de 2022. “Conad decide que o sindicato nacional não vai endossar a candidatura do PT na eleição, assumindo uma neutralidade…” (da matéria da ADUFRJ).
  5. A delegação da ADUFRJ em algum momento não compreendeu o método e o conteúdo que foi objeto de discussão e deliberação sobre as eleições nacionais 2022, e carece atualizar e restituir a veracidade do ocorrido nas discussões e deliberações deste tema no 65º CONAD, em respeito às 57 Seções presentes e aos quase 70 mil docentes que representam e que constituem um espectro de posições políticas das mais variadas e reafirmar a decisão da base no 65º CONAD, para fortalecer o Sindicato como Frente Única, que abriga distintas forças políticas.
  6. O ANDES-SN, no 40º Congresso, e a APRUMA-SSind., em suas assembleias de base, reafirmaram “derrotar Bolsonaro nas ruas e nas urnas” e esteve à frente de todas a mobilizações de rua pelo Fora Bolsonaro.

A Diretoria da APRUMA reconhece a decisão de base no 65º CONAD e mais uma vez conclama toda categoria docente a derrotar Bolsonaro, desta vez nas urnas.

 

Fora Bolsonaro!

 

São Luís, 26 de julho de 2022

 

Diretoria da APRUMA – Seção Sindical

Gestão 2022-2024

Agende seu horário

[bookly-form]