Pular para o conteúdo

Em setembro: Apruma promove 1ª Mostra científica, artística e cultural "A universidade pública no cotidiano maranhense" – saiba como participar

  • Poderão se inscrever trabalhos (inéditos ou já apresentados em outros eventos) nas modalidades banner científico, mostra fotográfica, atividade de extensão, atividade artística e lançamento de livro
  • Haverá ainda palestra “Reuni Digital e os impactos no ensino presencial”
  • Programação ocupará espaços no Campus do Bacanga no dia 15 de setembro
  • Organização está em tratativas para realização de edição da Feira da Resex de Tauá-Mirim durante a Mostra, que homenageará ainda o legado de docentes na defesa da educação pública, contra o racismo e outras formas de opressão
  • Inscrições têm início até 10 de agosto, no site da APRUMA, seguindo até o final do mês

Alertar a sociedade maranhense para a importância da UFMA e do trabalho nela produzido para o Estado do Maranhão e para o país. Esse é o objetivo da 1ª Mostra científica, artística e cultural que a APRUMA realiza dia 15 de setembro nas dependências do Campus do Bacanga.

A intenção é demonstrar a inserção do ensino, da pesquisa e da extensão produzidas pela comunidade acadêmica da UFMA no dia-a-dia da nossa população, bem como trazer a sociedade para o ambiente acadêmico, aproximando instituição e público, mostrando também a relevância da academia e a necessidade de todos e todas defenderem-na como patrimônio público brasileiro e maranhense.

Isso se dará através da mostra científica, com banners produzidos por docentes, estudantes, pesquisadores e grupos de pesquisa da instituição, nas dependências da Cidade Universitária, bem como atividades artísticas e culturais e performances e também atividades de extensão junto à população, convidada a vir conhecer a Universidade.

A programação terá início a partir das 9h, e contará com mostra científica na Área de Vivência do campus, mostra fotográfica e atividades voltadas à Educação Infantil na Praça do Centro de Ciências Sociais (CCSo), atividades de extensão no Hall do Castelão, palestras e manifestações culturais ao longo da programação. Membros da comunidade universitária de toda a UFMA poderão inscrever atividades a partir do dia 10 de agosto.

Além dos trabalhos inscritos, haverá ainda mostras convidadas, como a Mostra Fotográfica sobre a Independência da Guiné-Bissau, entre outras.

A programação se encerrará a partir das 18h, com manifestações culturais e homenagens a docentes que deixaram um vasto legado de defesa da Universidade Pública.

Inscrições

Assim que começarem, as inscrições poderão versar sobre as seguintes modalidades:

  • Apresentação de banner científico (caso estudante, será requerida vinculação a grupo de pesquisa ou apresentação em coautoria com docente UFMA) – modalidade admite inscrição de apenas um trabalho (um banner). Deverá constar na inscrição o tema, o objeto e a descrição do trabalho.
  • Mostra fotográfica – estudante ou egresso/a poderão se inscrever nesta modalidade sem necessidade de coautoria ou vinculação a grupo de pesquisa – deve ser informada essa condição no ato da inscrição).
  • Lançamento de Livro (além dos inscritos, modalidade deverá contar com participação de convidados).
  • Atividade de extensão (além dos inscritos, modalidade deverá contar com participação de convidados dos cursos e grupos de pesquisa da UFMA).
  • Atividade artística/performática atividades acontecerão na praça de alimentação (almoço) do evento (deverá ser informado se apresentação será de musical voz e violão, se prosa/poesia ou performance). Pode ainda ser atividade artística performática ao longo da mostra, nos espaços em que houver atividade e for compatível.
  • Palestra “Reuni Digital e os impactos no ensino presencial” – atividade prevista para o Auditório Ribamar Carvalho, na parte da tarde.

As orientações acima constarão do formulário de inscrição. Haverá certificação tanto para participação na palestra quando para participação na apresentação de banner, atividades de extensão, artístico-culturais e lançamento de livros.

A Apruma orienta a todos e todas a divulgação desta programação, no intuito de aproximar a Universidade do seu público: conhecer é a melhor forma de defender este patrimônio!

Agende seu horário

[bookly-form]