Pular para o conteúdo

Oficinas, minicursos, rodas de conversa, vacinação, orientações em diversas áreas: confira as atividades de extensão da 1ª mostra Científica, Artística e Cultural

Massoterapia, vacinação, rodas de leitura, oficinas para capacitação de estudantes tratarem fontes de informação no trabalho da pesquisa acadêmica, orientações psicológicas, de saúde bucal e de diversas outras áreas da saúde.

Oficina de serigrafia.

Rodas de conversa com vistas à educação para os direitos humanos.

E dezenas de outras atividades, como Feira de produtos da agricultura familiar, experimentos químicos, apresentação de programas da série Contos Africanos e muito mais. Confira o que terá como atividade de extensão na 1ª Mostra Científica, Artística e Cultural A UNIVERSIDADE PÚBLICA NO COTIDIANO MARANHENSE, a partir das 9h no Campus do Bacanga:

Testagem e vacinação Covid19 e Influenza:

A partir das 9h, no Hall do Prédio Castelão, próximo à Caixa Econômica.

Enfermagem

Além da testagem de glicemia, o Departamento de Enfermagem marca o Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), celebrado em 14 de setembro, durante a Mostra, trazendo ao público orientações fundamentais que aumentam as chances de sobrevivência em caso de parada cardiorrespiratória (PCR). As orientações sobre o assunto percorrerão os espaços da Mostra a partir das 9h.

Além disso, as diversas coordenações de estágio do curso trarão rodas de conversa sobre temas como Saúde do Adulto (métodos contraceptivos), Saúde da Criança e do Adolescente, Atenção Básica, etc, com participação também do Programa Educacional em Dor Crônica.

Programação Infantil

Os cursos de Pedagogia e de Bibliotecionomia da UFMA trazem para a Mostra atividades a serem realizadas com o público infantil.

Das 9h às 11h, acontecem brincadeiras, contação de histórias e outras atividades na Brinquedoteca do CCSo.

Ainda na parte da manhã acontecem rodas de leitura, também no CCSo.

Odontologia

Diversas orientações sobre saúde bucal acontecem no início da tarde, no Hall do Castelão.

Psicologia

Pela manhã, em sala reservada no Castelão, acontece Atendimento Psicológico Centrado na Pessoa, atividade do Curso de Psicologia da UFMA.

Química

Também na parte da manhã no Castelão, o curso de Química fará demonstrações práticas de “CONSTRUÇÃO DE UMA ESCALA DE pH”.

Oficina de Serigrafia

O professor Paulo César Alves de Carvalho, Departamento de Artes Visuais/UFMA, ministrará oficina sobre impressão em serigrafia. A ação acontece a partir das 14h, no Bloco 5, 2º andar do Centro de Ciências Humanas/CCH.

Para a oficina, foram abertas 15 vagas, que devem ser preenchidas através do formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAQ-Kyj-O-4m5PXY80BWMII4usEFocshcX2Cr55CwE0SMS-A/viewform.

Educação em Direitos Humanos

às 9h, no Auditório Ribamar Carvalho, na Área de Vivência, acontece a Roda de Conversa “Teia de Lutas na História”, do Projeto Novos Caminhos – uma atividade de extensão do Curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA, que tem um de seus polos funcionando no Colégio Universitário da UFMA.

A atividade é coordenada pelos professores Inácio Araújo e Micael Carvalho, ambos do COLUN/UFMA, aberta a quem quiser participar, resguardada a capacidade do auditório.

Biblioteconomia

As professoras Maria Cléa Nunes e Aldinar Martins Bottentuit (Departamento de Biblioteconomia – UFMA) ministram, a partir das 14h, no Laboratório de Biblioteconomia Bloco F 2°Piso (CCSo), o minicurso Fontes de Informação, cujo objetivo é a capacitação de estudantes para a a investigação acadêmica e científica.

Antes, pela manhã, a professora Aldinar, juntamente com a professora Mary Ferreira, participam da roda de conversa Leitura, informação e bibliotecas escolares, no CCSo (veja card abaixo).

Massoterapia

Pela manhã, o Centro de Terapias Orientais (CTO) oferecerá massoterapia para os participantes da Mostra, no Hall do Prédio Castelão.

Feira da Resex

As comunidades da Zona Rural de São Luís participam, durante a mostra (e como parte deste evento), de mais uma edição da Feira da Resex de Tauá-Mirim, com comercialização, entre outros produtos, de gêneros da agricultura familiar. A feira estará localizada em frente ao Prédio Castelão, com abertura às 9h.

Durante a Feira, apresentam-se várias atrações artísticas e culturais, que embalarão ainda o almoço, que será comercializado no espaço onde funcionava um restaurante privativo, próximo à Área de Vivência. A venda da comida será revertida para a realização de futuras edições da Feira, e será produzida pelo grupo Damas da Roça.

Além das atrações culturais, outras atividades devem passar pelo espaço da Feira da Resex de Tauá-Mirim, como a apresentação de programetes da série Contos Africanos.(a partir das 11h30).

Outras modalidades

Na Praça do CCSo, estarão montadas diversas exposições fotográficas, sem contar as muitas manifestações culturais que comporão os espaços da Mostra (em breve serão listadas aqui no site da APRUMA).

Às 15h30, acontece no Auditório Ribamar Carvalho a palestra “Reuni Digital e os impactos no ensino presencial”, com o prof. Mauro Titton, da Universidade Federal de Santa Catarina (atividade integrada com a programação de São Luís, transmitida via internet).

A programação se encerra às 18h, em frente ao Prédio Castelão, com apresentação do o BLOCO AFRO AKOMABU, do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN), e o BOI DE PINDARÉ. Está sendo programada uma homenagem especial in memoriam ao professor Luizão, referência nas lutas antirracistas, na história da Apruma e do CCN.

Bacabal

Além do Campus do Bacanga, a Mostra movimenta ainda o Campus Bacabal, cuja programação é a seguinte:

14h: Mostra científica: docentes e discentes do curso de Letras.
Local: área de Vivência do Prédio das Licenciaturas.

15h: Acolhida. Fala da direção do Centro. Fala de representante da APRUMA.

15h30: Palestra:

Reuni Digital e os impactos no ensino presencial”, com o prof. Mauro Titton, da Universidade Federal de Santa Catarina (atividade integrada com a programação de São Luís, transmitida via internet).
Local: Auditório do campus

17h: Mostra científica: docentes e discentes dos cursos de Ciências Humanas, Ciências Naturais e Educação do Campo.
Local: Área de Vivência

18h30: Atividade Cultural
Local: Área de Vivência.

19h: Plenária com a comunidade acadêmica sobre a importância do direito ao ensino presencial na UFMA
– Fala das coordenações de cursos, direção de centro, representantes de CAs
– Debate com a plenária
20h30: Encerramento.

PARTICIPE!

A INSCRIÇÃO NA MOSTRA DÁ DIREITO A CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES ACADÊMICAS EXTRACURRICULARES DE 15h. Para se inscrever, clique AQUI. Quem se inscreveu na etapa de apresentação de trabalhos em qualquer modalidade não precisa reinscrever-se. Evento aberto a toda a sociedade.


 




 














Agende seu horário

[bookly-form]