Pular para o conteúdo

APRUMA – Carta pela Democracia

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DA DEMOCRACIA:

VOTAR EM LULA PARA DERROTAR BOLSONARO NAS RUAS E NAS URNAS

Os professores da Universidade Federal do Maranhão, em Assembleia Geral da APRUMA SEÇÃO SINDICAL no dia 06 de outubro, por unanimidade, aprovaram a indicação do ANDES-SINDICATO NACIONAL:“VOTAR EM LULA NO SEGUNDO TURNO PARA DERROTAR BOLSONARO NAS RUAS E NAS URNAS”.

Desde o golpe de 2016 que destituiu a presidenta Dilma Rousseff da Presidência da República, o Brasil mergulhou num processo acelerado de destruição dos direitos sociais e políticos da classe trabalhadora, de políticas econômicas que colocaram milhões de brasileiros no angustiante mar do desemprego e da miséria, de desprezo às instituições públicas do Ensino Superior e de aniquilamento de  nossos biomas (nomeadamente a floresta amazônica, o cerrado e o pantanal, que literalmente estão virando cinzas e os rios secando).

Enquanto isso, o atual presidente, sem nenhum pudor, destila mentiras que envergonham o nosso país, negando o processo acelerado de destruição ambiental favorecido pela estratégia de “passar a boiada”, fazendo pouco caso das vidas perdidas durante a pandemia de Covid 19 e propagando falas distorcidas acerca da recuperação da economia.

A cada dia o Brasil fica mais autoritário, desigual e em sofrimento pela política negacionista, genocida, racista, misógina e LGBTQIAP+fóbica empreendida pelo governo federal. O fascismo bate à nossa porta.

A educação pública brasileira vive, neste governo, um dos seus piores pesadelos, com os constantes cortes nos orçamentos do Ministério da Educação, que tem comprometido o funcionamento das diversas instituições de ensino, inviabilizando a continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse cenário, a educação pública e a produção do conhecimento são os principais alvos da política de destruição dos serviços públicos e de controle ideológico do exercício da docência.

O projeto político do governo federal para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, dentre outras questões, é a asfixiar a educação pública a partir da privatização e mercantilização das Instituições de Ensino Superior conforme propõe o projeto FUTURE-SE e a alternativa do Reuni Digital. Entre 2020 e 2021, o Ministério da Educação já perdeu R$ 27 bilhões de reais e, no dia 04 de outubro, o governo anunciou via Decreto 11.216/2022 mais um corte de R$ 3 bilhões de reais.

VOTAR EM LULA PARA DERROTAR BOLSONARO NAS RUAS E NAS URNAS é nossa luta mais urgente e imediata. A APRUMA convoca toda a comunidade universitária a se engajar nessa campanha para que o Brasil tenha um futuro melhor com democracia e desenvolvimento socialmente referenciado.

CONTRA O FASCISMO DE BOLSONARO, VOTE LULA 13.

 

APRUMA – SEÇÃO SINDICAL DO ANDES – SINDICATO NACIONAL

 

Agende seu horário

[bookly-form]