As ações criminosas de golpistas da extrema-direita bolsonarista que destruíram os palácios sedes dos três poderes da Nação na tarde deste domingo, 8 de janeiro, na Capital Federal, foram imediatamente repudiadas pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, Andes – SN, do qual a APRUMA é Seção Sindical, e receberam igual e firme reprovação do movimento docente da UFMA.
Dessa forma, a APRUMA convoca sua base para participação no Ato em Defesa da Democracia, que acontece às 16h30 desta segunda-feira, 9, na Praça Deodoro, no Centro da Capital Maranhense.
Essa é uma forma de reforçar nossa posição de defesa do regime democrático e da vontade popular, que culminou com a eleição do presidente Lula nas últimas eleições, bem como uma forma de transformar o repúdio de movimentos sociais e sindicais em ação, demonstrando ainda que seguimos firmes na defesa da democracia. A participação de professoras e professores nesta ação também dá cumprimento ao chamado feito pelo seu Sindicato Nacional, como pode ser visto a seguir.
“Todos e todas nós, que amamos a democracia e não aceitamos os atos terroristas praticados hoje em Brasília, precisamos ocupar as ruas para fazer valer a vontade popular e defender o estado democrático de direito“, diz o chamado ao Ato desta segunda (veja em nosso perfil no Instagram). A convocação foi feita por movimentos populares e sindicais imediatamente às ações criminosas praticadas em Brasília neste domingo, sobre as quais pesam fortes suspeitas de conivência e cumplicidade de forças policiais e governamentais do Distrito Federal. Veja abaixo o cartão de chamada ao ato, compartilhe e participe.
“Inaceitável”
ANDES-SN repudia a tentativa de golpe da extrema-direita
Também imediatamente às ações terroristas no DF, o Sindicato Nacional manifestou sua posição, classificando como inaceitável o que também chamou de profundo atentado à democracia”. O Andes-SN, em sua nota nas redes sociais, também conclamou todas as suas seções sindicais “a se juntarem às forças e movimentos sociais pela democracia e respeito ao voto popular”. Confira, a seguir, a íntegra da manifestação do ANDES:
Inaceitável o avanço do projeto golpista e conspiratório, que levou pessoas que defendem a extrema-direita às ações de depredação das instituições públicas em Brasília (DF) neste domingo, dia 8 de janeiro de 2023.
Profundo atentado à democracia, que teve a conivência das Forças Armadas, da Polícia Federal e da Polícia Militar do Distrito Federal, cuja “coibição” foi praticamente um incentivo às ações truculentas.
A diretoria nacional do ANDES-SN repudia veementemente essa investida golpista e convoca todas as seções sindicais a se juntarem às forças e movimentos sociais pela democracia e respeito ao voto popular. Não aceitaremos golpe e autoritarismo contra a classe trabalhadora. Fascistas não passarão!
Diretoria do ANDES-SN
08 de janeiro de 2022.