Pular para o conteúdo

Congresso da ABRAÇO-MA debate democracia e rádios comunitárias

Em sua sétima edição, o Congresso da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão (Abraço-MA) reuniu radialistas comunitários de várias regiões do estado, nos dias 20 a 22 de janeiro, na sede do Sindicato dos Bancários.

O evento debateu o tema “Comunicação para a vida: rádios comunitárias e democracia” e, em sua programação, contemplou palestras, debates, tribuna livre, relatos de experiências, entre outros. Além disso, os delegados tiveram a atribuição de eleger a nova diretoria da Abraço no Maranhão para o triênio 2023 – 2026.

Colaboradora, a Apruma – Seção Sindical participou de mesa de debate na manhã de domingo (22), cujo tema foi “O movimento sindical de as rádios comunitárias”. Além da seção sindical do ANDES – Sindicato Nacional, formaram a mesa o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Urbanitários, Sindsep e Sindicato dos Ferroviários.

O professor Luiz Eduardo Neves, diretor de interiorização da Apruma, compôs a mesa e pautou sua fala na importância das rádios comunitárias como potencializadora da voz dos excluídos. “O congresso se organizou num espaço de diálogo, para falar da relevância de uma comunicação mais voltada para as pessoas excluídas e que contribui muito para a construção da cidadania. Numa época em que há muita desinformação, as rádios comunitárias possui uma função social importantíssima”, afirma.

A APRUMA, apoiadora do congresso, acredita na importância da comunicação livre, construtora de cidadania, com controle social e que possibilite participação ampla e democrática.

A ABRAÇO

A Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – Abraço Brasil foi fundada no dia 25 de agosto de 1996, na cidade de Praia Grande – SP, para fazer a luta em defesa das rádios comunitárias em nosso país. Tem a tarefa juntamente com outras entidades da sociedade civil de fazer a luta pela democratização da comunicação. Comunicação é conhecimento e a população precisa todos os dias apropriar-se deste conhecimento para que possam melhorar a sua qualidade de vida num país democrático e justo.

Nova Diretoria da Abraço – MA

Coordenação Executiva (Ed Wilson Ferreira Araujo)

Coordenação Financeira (Francisco José Marcio Miranda Calvet)

Coordenação de Formação e Inovação Tecnológica (Fernando Cesar Moraes)

Coordenação de Relações Institucionais e Interinstitucionais (Josefa Silva de Sousa)

Coordenação Jurídica e Estudos Sócio-Econômicos (Cícero Julio das Neves Costa)

Coordenação de Organização e Mobilização (José Maria Machado Coelho)

Coordenação de Comunicação e Marketing (Francelmir de Lima Sousa)

Coordenação das Regionais (Izolda Badu de Alencar Diniz)

Coordenação de Gênero e Etnia (Alione Pinheiro de Moura Ferreira)

Conselho Fiscal: 1º Conselheiro Fiscal: Neuton Cesar Dória Silva; 2º Conselheiro Fiscal: Carlos Cesar Soeiro Barros; 3º Conselheiro Fiscal: Luis Augusto da Silva Nascimento.

Coordenadores Regionais:

Alto-Turi: Enivaldo de Oliveira Barroso (Côco)

Baixada-Litoral: José Lucas dos Santos Caldas

Baixada Ociental: Lucas Diniz Rodrigues

Baixo Parnaíba: José Matias Barros Guimarães

Cocais: Antônio Luís Assunção

Central: Iziquiel Santos Pereira

Médio-Mearim: Vitor José Machado de Almeida

Sul: Felix de Valoar Bezerra da Silva

Tocantina: Francisco de Assis Ericeira Neto

Munim-Lençóis: James Santos Barros

Coletivo de Mulheres: Anna Patrycia Azevedo Santos, Marta Gonçalves Sales e Maria de Jesus Nascimento.

Agende seu horário

[bookly-form]