Pular para o conteúdo

NOTA UNIFICADA – ESCOLHA DA NOVA REITORIA E VICE-REITORIA DA UFMA. EXIJA ELEIÇÕES PRESENCIAIS!

Recebemos com espanto a minuta de resolução da eleição que tem claro intuito de beneficiar a atual gestão da universidade. Nos últimos anos, o reitor, por ter ampla maioria nos conselhos, se notabilizou por aprovar, de forma autoritária, importantes medidas sem consultar a comunidade acadêmica, ou com consultas controladas, a exemplo das alterações do Estatuto e do Regimento da Universidade.

Esse processo que visa aprovar a minuta sobre a Consulta Prévia para os cargos de Reitor(a) e vice-Reitor(a), é exemplo explícito disso, senão, vejamos: os conselheiros do CONSUN receberam o e-mail com a Minuta no dia 04 de abril; no dia 05 de abril, a secretária dos Conselhos Superiores da UFMA encaminhou a convocação da reunião, marcada para o dia 11 de abril. Felizmente, a partir de ampla mobilização da comunidade acadêmica, conseguiu-se o adiamento dessa data para 17 de abril. Mas cabe a pergunta: por que tanta pressa?

O documento propõe que a votação seja realizada de forma eletrônica e remota, por meio de plataforma disponibilizada pela própria UFMA, quer dizer, a gestão terá candidatura própria ao mesmo tempo que irá “fiscalizar a eleição”, controlando todo o sistema de consulta?

Além disso, a minuta inclui como eleitores os funcionários da EBSERH que prestam serviço no HU/UFMA, uma medida oportunista, autoritária e que desconsidera todos os demais trabalhadores que também servem à UFMA pela modalidade da terceirização -– prática inconcebível para quem realmente valoriza os trabalhadores e trabalhadoras. Os funcionários da EBSERH devem ter o direito de participar da escolha dos dirigentes da sua própria empresa e não das instituições em que atuam.

Por eleições na modalidade presencial, segura e justa, convidamos a comunidade acadêmica da universidade para estar atenta ao debate e às manobras da atual reitoria com o objetivo de viciar o processo eleitoral para beneficiar seu candidato e diminuir a real participação da comunidade acadêmica na escolha dos rumos da universidade.

Participe do CONSUN desta segunda-feira, dia 17 de abril, às 8h, e denuncie esta prática oportunista e autoritária da atual reitoria.

 

APRUMA Seção Sindical

Levante Popular da Juventude

Movimento Popular da Juventude

Frente Ampla Democrática

Movimento UFMA democrática

Centro Acadêmico de Ciências Sociais – Florestan Fernandes

Centro Acadêmico de Turismo – 2 de Maio – Gestão Maria Firmina dos Reis

Centro Acadêmico de História – Lagoa Amarela – Gestão Maria Firmina dos Reis

Centro Acadêmico de Psicologia – UFMA

Agende seu horário

[bookly-form]