Pular para o conteúdo

27 de junho: Dia Nacional de Luta pela Revogação do NEM

O ANDES-SN e entidades ligadas à Educação, conjuntamente com a Frente dos Intercomitês pela Revogação do Novo Ensino Médio e Frente Nacional pela Revogação da BNC-Formação, convocam docentes, técnicas, técnicos, estudantes e a sociedade em geral para o Dia Nacional de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio (NEM), que ocorrerá na próxima terça-feira, dia 27 de junho. A implementação das mudanças no ensino médio está suspensa para realização de consulta pública.

O protesto tem como objetivo pressionar o governo federal a revogar o NEM, que traz retrocessos ao ensino e aprendizagem de crianças e jovens brasileiras e brasileiros. O Sindicato Nacional, por meio da Circular nº 192/2023, orienta que, neste dia, as seções sindicais do ANDES-SN, em conjunto com outras entidades da Educação, organizem debates, panfletagens e mobilização em escolas, institutos e universidades, utilizando como base os intercomitês já formados em diversas cidades e estados.

No dia 25 de junho está prevista a transmissão, pela internet, do debate “Revogação do Novo Ensino Médio – a luta continua”, às 19h, no Canal do Facebook Comitê Paraná pela Revogação do Novo Ensino Médio. A atividade será retransmitida para as demais páginas de entidades participantes. O evento terá participação de Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, e outras representações de entidades da Educação.

Os intercomitês estão formados nas cidades de Maceió (AL), Salvador (BA), São Luís (MA), Goiânia (GO), Campo Grande (MT), Brasília (DF), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), e em municípios paranaenses como Curitiba, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais.

Reforma do Ensino Médio
O projeto de Reforma do Ensino Médio foi enviado ao Congresso Nacional pelo então presidente Michel Temer, em setembro de 2016, como medida provisória – MP 746. A proposta, elaborada de forma antidemocrática e unilateral, sem ouvir educadores, educadoras e estudantes, promoveu um verdadeiro retrocesso no processo de ensino brasileiro.

Milhares de protestos, ocupações estudantis e greve de docentes, técnicas, técnicos e estudantes eclodiram no país, para tentar barrar a proposta. Entidades sindicais e movimentos da sociedade civil organizada, ligados à Educação, como também partidos políticos e o Ministério Público Federal se manifestaram contra o projeto, que foi aprovado por parlamentares e sancionado por Temer em 2017.

Comitê Maranhense pela Revogação do Novo Ensino Médio

O Comitê Maranhense, do qual a APRUMA faz parte, se integra ao dia Nacional de Lutas pela Revogação da Reforma do Ensino Médio. O dia 27/06 será de panfletagem nos seguintes locais:

Turno Matutino

Ens. Médio. IEMA Almirante Tamandaré (No Bairro da Cohab);
Centro Educa Mais Paulo VI (Cidade Operária);
Centro de Ens. Manoel Beckman (Bairro do Bequimão)

Turno Vespertino

UFMA

Agende seu horário

[bookly-form]