Pular para o conteúdo

CANDIDATOS/A AO CARGO DE REITOR DA UFMA APRESENTAM PROPOSTAS EM DEBATE PROMOVIDO PELA APRUMA

Marcado pelo respeito e abertura ao diálogo, o Debate entre os/a candidatos/a ao cargo de Reitor da UFMA ocorreu nesta quarta-feira (12/07), no auditório principal do Centro pedagógico Paulo Freire. O evento durou quase três horas e teve a participação da candidata Isabel Ibarra e de Luciano Façanha e Wener Miranda. Fernando Carvalho não compareceu e justificou incompatibilidade de agenda.

O debate foi dividido em quatro blocos, (VEJA NA ÍNTEGRA) com uma dinâmica que permitiu aos/à candidatos/a confrontarem ideias e responder às perguntas do público. Os/a reitoráveis discorreram sobre diversos temas, entre eles, articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão; financiamento e infraestrutura; gestão democrática e autonomia universitária; assistência estudantil; plano de cargos e carreira de servidores; e Interiorização.

Na abertura, o presidente da APRUMA, prof. Bartolomeu Mendonça, agradeceu a participação de todos/as e apresentou o projeto de Universidade defendido pela entidade, isto é, “pautado na razão e na ciência, que combata toda forma de autoritarismo e obscurantismo, que não aceite o fascismo adentrar na Universidade, mas que seja uma gestão que consiga combater qualquer avanço contra a razão e a ciência”, exclamou.

CANDIDATOS/A À VICE-REITORIA

No início do evento, quatro candidatos/as à vice-reitoria tiveram cinco minutos para se apresentar e falar sobre suas propostas. A ordem de apresentação foi definida em reunião na segunda-feira (10/07), na sede da APRUMA.

Abrindo o momento de apresentações, o prof. Leonardo Soares cumprimentou as candidaturas e relatou o trabalho desenvolvido por ele à frente da PROAES (Pró-reitoria de Assistência Estudantil). “Entendemos que a vice-reitoria precisa retomar seu protagonismo em nossa instituição”, enfatizou.

Pela ordem, o prof. Dimas Ribeiro seria o segundo a apresentar-se, no entanto, não compareceu ao evento. Em seguida, o candidato Marcelino Filho expôs a dificuldade oriunda da centralização orçamentária na UFMA. “O papel da vice-reitoria é contribuir com a reitoria, mas, ao mesmo tempo, manter autonomia e a crítica necessária”, ressaltou.

Seguindo a ordem das apresentações, o prof. Ridvan Fernandes destacou a necessidade de alternância de poder dentro da Universidade Federal do Maranhão. “O nosso plano de gestão contempla uma Universidade democrática, inclusiva, acolhedora e de qualidade em todos os níveis”, pontuou.

Por fim, a candidata Maria do Carmo encerrou a apresentação das candidaturas à vice-reitoria. Em seu tempo, a professora ressaltou os desafios do ensino e da extensão. “O ensino de graduação com qualidade é transformador, garante a matriz orçamentária desta instituição e faz com que a extensão aconteça”, reforçou.

CANDIDATOS/A À REITORIA

O primeiro a se apresentar foi o candidato Wener Miranda e, em sua fala, destacou o objetivo de sua candidatura e um pouco de sua trajetória, incluindo sua passagem pela SINFRA (Superintendência de Infraestrutura da UFMA). “Nosso propósito é levar a Universidade a patamares que ainda não foram atingidos”, disse. (Conheça o plano de trabalho e o curriculo lattes do candidato)

Em seguida, nas apresentações, foi a vez de Luciano Façanha. O professor apresentou sua trajetória curricular e os cargos eletivos que ocupou na Universidade. “Eu me recuso a uma experiência que seja centrada na figura de uma única pessoa, porque não podemos acreditar que somente um grupo continue comandando a Universidade Federal do Maranhão”, exclamou. (Conheça o plano de trabalho e o curriculo lattes do candidato)

Por fim, a prof.ª Isabel Ibarra dirigiu-se ao público, demonstrou sua indignação com o processo eleitoral e falou sobre sua carreira dentro da Universidade. “Estamos aqui para realmente trazer uma mudança para essa Universidade”, assegurou a ex-pró-reitora de Ensino da UFMA. (Conheça o plano de trabalho e o curriculo lattes da candidata)

VOTAÇÃO REMOTA

A consulta prévia à comunidade universitária será realizada dia 18 de julho (terça-feira), das 8h às 22h, através de plataforma eletrônica. Após a consulta prévia forma-se uma lista tríplice (pela ordem de votação) que será encaminhada ao Ministério da Educação, instância que vai escolher qual dos nomes da lista será o/a próximo/a reitor/a da UFMA.

TRANSMISSÃO AO VIVO

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal YouTube da APRUMA (Inscreva-se aqui) e contou com retransmissão da Agência Tambor e de mais 13 rádios comunitárias em todo o Maranhão, fruto de parceria com a ABRAÇO – MA (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias). São elas: Rádio comunitária Cultura FM, de Paço do Lumiar; Rádio comunitária Bacanga FM, do Anjo da Guarda; Rádio comunitária Cidade FM, de Icatu; Rádio comunitária Difusora FM, de Zé Doca; Rádio comunitária Cidade FM, de Fortaleza dos Nogueiras; Rádio comunitária Lençóis FM, de Santo Amaro; Rádio comunitária Arca FM, de Açailândia; Rádio comunitária Bacuri FM, de Bacuri; Rádio comunitária Manga FM, de Matinha; Rádio comunitária Rio Neves FM, de São Raimundo das Mangabeiras; Rádio comunitária Nativa FM, de Governador Archer; Rádio comunitária Olho d’Água FM, de Luis Domingues; e Rádio comunitária Iguará, de Vargem Grande.

A comunidade universitária que está na região continental do Maranhão pôde acompanhar e participar do debate, enviando perguntas, via e-mail institucional, para o e-mail da secretaria da APRUMA.

Veja o debate na íntegra:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=h1XyDkDReWA[/embedyt]

Agende seu horário

[bookly-form]