Pular para o conteúdo

Assembleia Geral Extraordinária define posicionamento da APRUMA no CONSUN

Na tarde desta quarta (02/08), a APRUMA – Seção Sindical mobilizou a base de filiados/as para mais uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE). O encontro foi em modo virtual para possibilitar ampla participação dos docentes, que, pelo calendário acadêmico, cumprem o período de férias.

A AGE iniciou discutindo o resultado da consulta para reitor e vice-reitor da UFMA, que ocorreu no último dia 21 de julho, e deliberou a posição da APRUMA no Conselho Universitário (CONSUN), o órgão máximo deliberativo, normativo e de avaliação da Universidade.

Em sua fala, o presidente da Seção Sindical, prof. Bartolomeu Mendonça, pontuou o processo judicial aberto pela APRUMA. “É importante lembrar que, a partir de assembleias, a APRUMA acionou a Justiça Federal, por entender que não faz sentido ter eleições virtuais quando a UFMA já retomou as suas atividades presenciais, além da fragilidade do processo”.

Após amplas discussões, por meio de votação, os professores puderam deliberar e encaminhar o posicionamento da APRUMA no CONSUN, que ficou definida em “Votar nos candidatos eleitos no voto universal”.

 

CAMPANHA SALARIAL 2024

Recentemente, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) participou da abertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), um canal de diálogo com o Governo Federal a fim de garantir a recomposição salarial e reestruturação das carreiras do Serviço Público Federal. (Saiba mais aqui)

Nesse ponto da pauta, a diretoria da APRUMA – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional sugeriu a realização de eventos para debater a temática e a criação de um comitê local para viabilizar as atividades de mobilização no Maranhão.

Da Assembleia, os/as professores/as Cacilda Cavalcante, Célia Martins e Antônio Gonçalves se disponibilizaram para compor o comitê.

PLENÁRIA NACIONAL

O governo federal adiou a próxima rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente para o dia 10 de agosto. A situação prejudica as negociações, pois a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) precisa ser votada até 31 de agosto.

O calendário de lutas do Setor das Ifes foi atualizado para dialogar com a nova data da Mesa de Negociação. (Veja aqui)

 

A live da Plenária Nacional dos(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais também foi adiada e será realizada em 8 de agosto. Para participar, é necessário fazer a inscrição neste link:
https://forms.gle/pDkq8hLorTGYTo8T8

Agende seu horário

[bookly-form]