Na manhã deste sábado, 30/09, a professora Marizélia, representando a APRUMA – Ssind., foi até o campus conversar com os alunos que estão no movimento para melhorar as condições na casa dos estudantes e no campus.
Os alunos falaram que estão esperando a confirmação de uma visita de representante da administração superior. Denunciaram que havia oito vigilantes, quando normalmente só ficam dois, no prédio da reitoria e esses vigilantes, como mostra o vídeo, passaram a madrugada com música alta, o que impediu os alunos de dormir e relaxar. Também ficaram impedidos de fazer reunião porque os vigilantes anotavam em seus celulares sempre que eles falavam. Os dois banheiros do prédio estão trancados e eles estão usando o da área de vivência, o que é um perigo à segurança dos estudantes.
A APRUMA espera que a administração superior da UFMA tome providências para sanar estas e outras violações. Sabemos que cabe à UFMA assegurar a segurança física e emocional dos estudantes. Segue vídeo da música alta colocada pela vigilância.