Pular para o conteúdo

APRUMA sedia eventos de comunicação, cultura e arte do ANDES – SN

Entre os dias 7 e 10 de dezembro, a APRUMA – SSind. sediou o VII Encontro de Comunicação e Arte e II Festival de Cultura e Arte do ANDES – Sindicato Nacional. Os eventos reuniram docentes e profissionais de comunicação das assessorias das seções sindicais e do ANDES-SN. O objetivo foi debater o papel da Comunicação na luta contra o Capital e seus ataques à classe trabalhadora e, também, como inserir a cultura e a arte no despertar da classe, permitindo trocas e compartilhamentos de experiências e vivências.

“Estamos num momento em que temos uma extrema-direita que usa muito as redes sociais e que consegue atingir uma grande camada da nossa sociedade. O nosso sindicato é classista e busca a construção de uma sociedade melhor, não só a defesa dos direitos dos trabalhadores, mas também a construção de uma sociedade sem explorados, sem exploradores e sem opressões”, aponta a presidenta da APRUMA – SSind., profª Ilse Gomes.

II Festival de Arte e Cultura do ANDES-SN
Na programação do Festival, diversas produções artísticas do movimento docente deram o tom ao evento, entre elas, a exposição fotográfica “Saberes e Fazeres das Comunidades Populares Tradicionais: Aprendendo com a experiência”, da profª Dulcineia Ferreira, do departamento de Educação II da UFMA.

Outro trabalho contemplado no espaço foi a exposição “Errâncias Impossíveis”, da profª Ceane Simões, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Somado a isso, performances teatrais e documentários foram exibidos aos participantes, como o documentário “APRUMA 40 ANOS de lutas e conquistas”, produzido por Murilo Santos, prof. do Departamento de Artes Visuais da UFMA, e Tamires Morais, da assessoria de comunicação da seção.

Bumba-meu-boi de Santa Fé – sotaque da baixada -, tambor de crioula Catarina Mina e o reggae também estiveram na programação do evento, assim como performances teatrais locais foram apresentadas, como “Mulher Guerreira”, de Luana Lopes, e “Poemas de ontem, hoje e amanhã”, com atuação de Jéssica Sousa e Amanda Laryssa, ex-alunas do Colégio Universitário (Colun) da UFMA.

Encaminhamentos

Ao final do encontro, foi apresentada a síntese dos grupos de discussão acerca do Plano Geral de Comunicação do ANDES-SN, aprovado em 2011, durante o 30º Congresso do Sindicato Nacional, em Uberlândia (MG). Diretoras (es) das seções sindicais e do ANDES-SN, docentes da base e profissionais de Comunicação das assessorias contribuíram para a atualização do documento.

Para o prof César Beras, da coordenação do GTCA (Grupo de trabalho de Comunicação e Arte), a construção coletiva é fundamental porque ela coloca a arte, a cultura e a comunicação como elementos estratégicos centrais para disputar contra a hegemonia. “Um card não substitui a caminhada, mas ajuda a dizer que tem a caminhada e nós vamos caminhar juntos”.

O encaminhamento será avaliado pela coordenação do GTCA e transformado em Texto de Resolução (TR) que será avaliado pelas (os) docentes no 42º Congresso do ANDES-SN, que será realizado no próximo ano em Fortaleza (CE).

*Com contribuição de Iranildo França

**Com informações do ANDES-SN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende seu horário

[bookly-form]