Pular para o conteúdo

Nota de Pesar – Maria Máxima Pires

Neste dia 13 de dezembro de 2023, nos despedimos de Maria Máxima Pires, a dona Máxima, dona de uma força tamanha, moradora e liderança da comunidade Rio dos Cachorros, zona rural de São Luís. Sinônimo de luta e resistência, principalmente, no que se refere à defesa dos povos e das comunidades tradicionais, à defesa da natureza e do cuidado com o outro.

Máxima nos deixa sua semente! A semente da luta por um mundo melhor, um mundo que pensa na natureza e que a defende, um mundo que protege aqueles que são oprimidos pelos grandes empreendimentos.

Apresentava-se com muita alegria e esperança por onde passava, mas também com muita indignação pelas injustiças que presenciava. Sempre cantando para animar as atividades das quais participava. Que a alegria e a força de dona Máxima estejam presentes em nós, e que nos dê coragem para lutar pelo que ela sempre lutou, a natureza e o bem viver de todos os povos e comunidades tradicionais e contra os desmandos do grande capital.

A Apruma  – Seção Sindical acompanhou uma parte de sua história e se aproximou um pouco mais quando iniciou o projeto da Feira da Resex de Tauá Mirim, onde Máxima estava continuamente empolgada, cheia de ideias e esperança. Desse modo, homenageia esta mulher de coragem, ao mesmo tempo que se solidariza com familiares, companheiros de lutas e amigos, nesse momento de despedida.

O velório acontece na residência de Máxima, na comunidade que se orgulhava em pertencer, Rio dos cachorros, avenida principal, na zona rural de São Luís. O Sepultamento acontecerá no cemitério da Vila Maranhão, na tarde do dia 14.

Máxima Pires, semente!

Máxima Pires, Presente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende seu horário

[bookly-form]