Seguindo a programação do 42º Congresso do ANDES – Sindicato Nacional, a tarde do primeiro dia contou com a plenária do Tema I, que contempla a análise de conjuntura e movimento docente. Antes dos debates, a diretoria do ANDES-SN propôs uma moção de repúdio ao estado de Israel, que foi aprovada por unanimidade. Moção_Não é guerra, é genocídio
Após esse momento, as(os) autoras(es) dos 11 textos apresentaram suas contribuições, entre eles, os professores Antônio Gonçalves e Welbson Madeira, da base da APRUMA-S.Sind., que contribuíram, respectivamente, com os textos cinco e oito do tema I. Entre as temáticas presentes na análise em geral, destacou-se a luta contra as opressões, assédios e explorações, que necessitam da unidade de classe para criar condições de romper com tais ciclos.
Em sua contribuição, o vice-presidente da APRUMA – S. Sind., prof. Antonio Gonçalves, evidenciou o debate e a atualização das carreiras docentrs após as grandes contrarreformas. “Precisamos avançar na articulação nos nossos locais de trabalho e das nossas comunidades acadêmicas, se articulando com o conjunto dos técnicos administrativos, com o movimento estudantil e denunciar a privatização das instituições, o avanço do ensino a distância”, pontuou.
As falas destacaram, ainda, a relevância de seguir na luta por carreira, pela recomposição salarial e por melhores condições de trabalho docente e da articulação nos fóruns de servidores federais, estaduais e municipais contra os ataques aos serviços públicos e ao funcionalismo das três esferas.
A análise de conjuntura também ecoou as negociações com o governo federal, no âmbito da campanha salarial, destacando a histórica autonomia do ANDES-SN em relação ao Governo Federal. “Temos que enfrentar a extrema direita, mas temos também que reivindicar, porque queremos nossos direitos de volta, independente de qual seja o governo que esteja na situação”, sinalizou o delegado da APRUMA-S.Sind., prof. Welbson Madeira.
O 42º Congresso conta com a participação de 83 seções sindicais e mais três convidadas. Ao todo, são 632 participantes, sendo 457 delegadas(os), 132 observadoras(es), sete convidadas(os) e 36 diretoras(es) do Sindicato Nacional.
42º Congresso do ANDES-SN
O 42º Congresso do ANDES-SN teve início, nesta segunda-feira (26), em Fortaleza (CE), com o tema central “Reverter as contrarreformas: em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”. Até sexta-feira (1º), as(os) docentes irão debater e deliberar sobre as ações e pautas que orientarão as lutas da categoria no próximo período.
O evento ocorre na Universidade Federal do Ceará (UFC), sob a organização da Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC – Seção Sindical).