A Apruma – seção sindical do ANDES – Sindicato Nacional, com imensa tristeza, comunica o falecimento da professora Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo, nesta quinta-feira, 02 de maio.
Terezinha Rego, como era carinhosamente conhecida por todos(as), graduou-se em Farmácia e bioquímica (1957), com doutorado em Botânica, pela USP; Membro Fundadora da Academia Maranhense de Ciências, Coordenadora do Polo de Biotecnologia do Maranhão – MAR-BIO, especializada em Fitoterapia pela Universidade de Havana, Cuba, e Professora aposentada do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão, contribuindo com o departamento, inclusive depois de aposentada.
A professora foi sindicalizada da Apruma desde o início da década de 1980. Teve grande e admirável contribuição para a formação de centenas de farmacêuticos no estado do Maranhão, com destaque para as experiências na área de Botânica, e na sua atuação na fitoterapia, hortas medicinais, medicina popular da pré-amazônia, etnobotânica de espécies medicinais, farmacognóstica mangifera indica l e fitogeografia de plantas medicinais. Com mais de 75 medicamentos lançados pelo herbário da UFMA, o qual por muitos anos coordenou, consolidou-se assim, como parte da história da fitoterapia do Brasil e do exterior e sempre destacou a importância da rica flora do Maranhão. A mestra, também, sempre colocava em evidência a necessidade dos investimentos em educação e pesquisa por parte dos governos e externava o desejo de dias melhores para a ciência.
Homenageada por diversas entidades e instituições acadêmicas e científicas, inclusive pela Apruma, por sua forma de fazer e ser ciência, por sua força como mulher e cidadã e pelo reconhecimento da sociedade dos seus atendimentos, principalmente, às populações mais carentes.
A Apruma externa os mais sinceros sentimentos a todos(as) colegas de trabalho, familiares e amigos(as) neste momento de passagem.
Velório e cremação
O velório da professora Terezinha Rêgo será a partir das 9h, no Salvatore Funeral Home, situado na Avenida Avicênia, no bairro Calhau, em São Luís. O corpo será cremado à tarde.
* 05/02/1933
+ 03/05/2024
Terezinha Rego Presente!