Pular para o conteúdo

Escuta Ciência, 7º episódio: pesquisadora Fatima Felix aborda os cenários da Educação

Clique AQUI para ouvir

A Educação em uma perspectiva histórica no capitalismo é o tom da entrevista com a professora Fatima Felix.

Temas como o Novo Ensino Médio, a crítica sobre a concepção de empreendedorismo e da forte presença do setor empresarial na Educação, a complexidade do governo Lula frente às forças conservadoras e a resistência do campo progressista percorreram o diálogo com a pesquisadora.

Fatima Felix tem doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e estágio de pós-doutorado na área de Política e Financiamento da Educação, na USP (1999). Atuou como docente na Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, realiza pesquisas e coordena no Maranhão o Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR).

É autora da clássica obra “Administração escolar: um problema educativo ou empresarial?” publicada pela Cortez/Autores Associados, 1984.

Recentemente, Fatima Felix escreveu uma emocionante Carta ao Presidente Lula sobre a situação da greve dos docentes e a condição de trabalho na educação federal.

Esses e outros assuntos estão no 7º episódio do Escuta Ciência.

Escuta Ciência é um programa de divulgação científica que tem o objetivo de popularizar trabalhos acadêmicos ou da cultura popular. A produção tem apoio da Apruma Seção Sindical e é fruto da Oficina de Divulgação Científica realizada durante a greve dos docentes e técnicos administrativos da UFMA, no primeiro semestre de 2024.

O programa tem produção e apresentação dos professores Carlos Agostinho Couto e Ed Wilson Araújo. Os trabalhos técnicos são de Jorge Sousa.

*Texto: Prof Ed Wilson Araújo, departamento de Comunicação Social/Conselho de Representantes da Apruma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende seu horário

[bookly-form]