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Carreira docente: APRUMA promove seminário apontando desafios da categoria

A APRUMA – Seção Sindical promoveu o seminário sobre carreira, com o tema “Carreira do(a) Professor(a) Federal: princípios e desafios”. O evento foi realizado na quarta (11/09), no auditório Ribamar Carvalho e transmitido para os campi do continente.

O evento contou com a presença e contribuições do Prof. Amauri Fragoso, docente da UFCG e ex-tesoureiro do ANDES – Sindicato Nacional; e da Profª Clarissa Rodrigues, segunda vice-presidenta da Regional Leste e coordenadora do Grupo de Trabalho Carreira do ANDES. Durante a manhã, o Prof. Amauri definiu carreira, a partir do conceito próprio da palavra e sua repercussão na categoria docente, em seguida,  expôs os desafios encontrados pelos(as) professores(as) da educação federal.

Segundo o professor, o debate de carreira é importantíssimo para a manutenção e defesa da universidade pública no país. “A carreira é importante porque é um contrato de longo prazo e, sendo um contrato, garante a existência da universidade pública, pois faz com que os governos de plantão tenham dificuldades de fazer com que os recursos públicos deixem de vir para a universidade”, afirmou o docente. 

Durante a tarde, os(as) participantes puderam debater os desafios da carreira. Para a Profª. Clarissa Rodrigues, levantar a discussão é conhecer a conjuntura na qual a categoria está inserida, de forma que “só é possível pensar em carreira, pensando nos desafios em relação ao orçamento das instituições e na autonomia”, disse. 

Em sua avaliação, a professora recordou que a categoria tomou para si o desafio de realizar atividades (palestras, encontros, seminários e outros) como forma de ampliar conhecimentos sobre carreira e que a Apruma – S.Sind. mais uma vez abraçou o desafio proposto pela diretoria do ANDES – SN. “Esse encontro mostra a importância dessa discussão e também o acerto de ter um CONAD Extraordinário sobre a temática”.

Para o primeiro secretário da APRUMA – Seção Sindical do ANDES – SN, prof Nestor Mendes, entender toda a questão, como esta afeta o seu tempo de serviço e a conquista de novos patamares é de extrema importância para um docente. “Apesar de eu ser um professor em fim de carreira, acho interessante entender toda a questão da carreira, como princípios, quais são os desafios a serem enfrentados hoje, como o professor entra na carreira e como ele vai conquistando novos patamares ao longo do tempo. Um professor deve entender que a carreira não significa uma tabela com nomenclaturas e valores” declarou.

Outra discussão importante durante o seminário foi a carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) que, segundo o prof Cláudio Mendonça, é tratada de maneira desconexa pelos governos. “Falta isonomia no que se refere à atividade pedagógica, docente, de pesquisa e extensão, o que prejudica os professores(as) do EBTT”, avaliou. Dessa forma, de acordo com o docente, a luta pela carreira única é tanto do Magistério Superior quanto EBTT, “para que todos nós sejamos professores federais e possamos cumprir esse papel fundamental de contribuir com a sociedade através da educação”, finalizou.

Os(as) docentes que não puderam participar do seminário podem acompanhar as exposições no canal YouTube da APRUMA. Acesse aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=Kz-abL1GUVU

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