A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala 6×1 já ultrapassou as 171 assinaturas necessárias para iniciar sua tramitação no Congresso, com o apoio de 194 parlamentares, segundo a deputada Erika Hilton (PSol/SP). A proposta defende uma jornada de trabalho de até oito horas diárias e 36 horas semanais, distribuídas em quatro dias, com possibilidade de compensação ou redução de jornada via acordo coletivo. Manifestações de apoio à PEC estão marcadas para sexta-feira (15) em várias capitais.
“A pressão contra nossa proposta vai aumentar, há muitos interesses em jogo e nenhuma conquista dos trabalhadores foi fácil em nossa história. Às ruas nesse dia 15”, convocou a deputada federal em suas redes sociais.
Apoio do ANDES-SN e da Apruma – S.Sind.
Em nota, a diretoria do ANDES-SN manifestou, nesta quarta-feira (13), o apoio à PEC contrária à escala de trabalho 6×1 e pela redução dos dias de trabalho semanais. Segundo a diretoria do Sindicato Nacional, o tema alcançado pela PEC é dos mais caros a todo o conjunto da classe trabalhadora: a redução da jornada de trabalho.
Nessa mesma linha, a diretoria da Apruma considera fundamental a adesão à luta e se soma às manifestações marcadas para esta sexta(15/11). Em São Luís, o ato está agendado para iniciar às 9h, na Praça Deodoro.