Pular para o conteúdo

Reunião entre Apruma e PROGEP destaca situação dos(as) substitutos(as) e critérios de remoção

Nesta quarta-feira (21/05), a Apruma – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional participou de uma reunião com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) para tratar do reajuste dos(as) substitutos(as), dos critérios da política de remoção e do auxílio-transporte. O encontro foi provocado pela entidade sindical após manifestações da base por mais transparência nas informações.

Na oportunidade, a pró-reitora, Ana Carla Arruda, explicou que o cálculo para a consolidação dos pagamentos foi realizado de forma manual e em um período restrito, o que demandou uma força-tarefa dos(as) servidores(as) do setor. Além disso, trata-se da atualização de mais de mil contratos, entre professores(as) substitutos(as), visitantes e intérprete de libras.

A diretora de Dignidade Humana da Apruma-S.Sind., profª Andrea Silva, reconheceu e parabenizou a celeridade na implementação dos reajustes nos contratos temporários, visto que o processo foi manual.

A reunião ainda debateu o auxílio-transporte, cujo valor foi alterado a partir da situação de cada docente após o reajuste salarial obtido com a greve do ANDES-SN e da Apruma. No entanto, a pró-reitora, Ana Carla Arruda, ressaltou que, em caso de inconsistências, o(a) professor(a) pode encaminhar e-mail para copag.progep@ufma.br ou digep.progep@ufma.br, ou abrir processo via SEI.

Por fim, o encontro pautou os critérios de remoção, sobretudo com a divulgação de uma consulta pública sobre “Minuta de resolução que regulamenta os critérios e os procedimentos para a remoção de servidores, no âmbito da Universidade Federal do Maranhão”. Vale ressaltar que a participação dos(as) docentes é essencial para definir que tais procedimentos ocorram de forma justa em toda a UFMA.

Para a Apruma, já era tempo de existir uma política de remoção, mas com critérios justos.  Segundo o prof. Thiago Lima, Diretor de Interiorização da entidade, “os critérios de remoção precisam ser objetivos, transparentes e democráticos para evitar conchavos políticos, baseados em relações interpessoais com diretorias ou reitorias, o que foge do princípio da impessoalidade”.

GT MULTICAMPIA E FRONTEIRAS

Atentos aos desdobramentos dessas discussões, os(as) membros do Grupo de Trabalho Multicampia e Fronteira da Apruma-Seção Sindical debaterão, entre outras temáticas, os critérios de remoção e também a participação dos(as) docentes na consulta pública.

A reunião do grupo está prevista para próxima semana, em dia e horário a ser definido pela coordenação.

Abaixo segue o link para participação na consulta pública:

https://www.gov.br/participamaisbrasil/regulamenta-os-criterios-e-os-procedimentos-para-a-remocao-de-servidores-no-ambito-da-universidade-federal-do-maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende seu horário

[bookly-form]