Num processo que culminou com a maior participação da base dentre as últimas três eleições para a diretoria e Conselho de Representantes da Apruma (todas elas com a inscrição de apenas uma chapa, numa demonstração de coesão do movimento docente na Universidade) a composição “Apruma Democrática e de Luta” sagrou-se eleita para o biênio 2018-2020 à frente da Seção Sindical.
Foram 184 dos 201 votos válidos. Fora estes, houve mais 9 votos nulos, de um total de 210 professores que compareceram às urnas instaladas em todas as cidades em que há campi da UFMA, além de diversas unidades em São Luís:
Defesa dos direitos e da democracia
A boa participação dos professores da UFMA referenda as bandeiras que já vêm sendo defendidas pela Apruma, tanto no que diz respeito às batalhas da categoria de modo específico, quanto à aproximação dos demais sindicatos e movimentos populares, reafirmando o caráter classista tanto da Apruma quanto do Andes Sindicato Nacional.
Aliás, o mote da chapa – “Nenhum direito a menos“, vai nesse sentido, de fortalecimento das lutas em defesa dos direitos, como as que vêm sendo empreendidas conjuntamente ao longo dos anos e, de modo mais intenso, desde o impeachment e a ascensão ao poder de um presidente ilegítimo que se ocupa 24h ao dia em retirar direitos dos trabalhadores (trabalhistas, previdenciários e direitos sociais de toda ordem).
Além disso, a defesa clara da democracia já no nome da chapa também aponta nessa direção, de que na exceção não há cenário para manutenção de direitos a não ser com a intensificação das lutas em sua defesa. Essa parece ser a opção (de se manter nas fileiras da defesa das conquistas dos trabalhadores) não apenas dos que se propuseram a representar o movimento docente, mas parece ser, também, a opção da base ao referendá-los.
Dessa forma, a nova gestão da Apruma fica assim desenhada:
“Apruma Democrática e de Luta”
Gestão 2018-2020
Diretoria Executiva:
Presidente: Sirliane de Souza Paiva
Vice-Presidente: Ilse Gomes Silva
Secretário Geral: Aurean D’ Eça Júnior
Primeira Secretária: Marizélia Rodrigues Costa Ribeiro
Diretor Administrativo-Financeiro: Saulo Pinto Silva
Primeiro Tesoureiro: Adelaide Ferreira Coutinho
Diretor de Interiorização: Elena Steinhorst Damasceno
Diretor Adjunto de Interiorização: Célia Soares Martins
Diretor de Relações Sindicais e Populares: Micael Carvalho dos Santos
Diretor Acadêmico, Cultural e Social: Denise Bessa Leda
Diretora de Dignidade Humana: Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
Conselho de Representantes:
Francisca Socorro N. Taveira – CCET
Jerias Alves Batista – CCET
Joselene Ribeiro de Jesus Santos – CCET
Josenildo de Jesus Pinheiro – CCH
Elisa Maria dos Anjos – CCH
Almir Ferreira da S. Júnior – CCH
Samarone Carvalho Marinho – CCH
Ana Letícia Burity da Silva – CCSo
Maria Mary Ferreira – CCso
Rosemary Ferreira da Silva- CCSo
Marly de Jesus Sá Dias – CCSo
Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo – CCSo
Maria da Gloria Serra Pinto de Almeida – CCSo
Ana Lúcia G.de A. Santos– CCBS
Andrea Lucia Almeida de Carvalho – CCBS
Luiz Alves Ferreira – CCBS
Silvana Martins de Araujo– CCBS
Raimundo Antonio Gomes Oliveira – CCBS
Liscia Divana Carvalho Silva – CCBS
Patrícia de Maria Silva Figueiredo – CCBS
Maria Jandira de Andrade Sousa – COLUN
Maria Tereza Lyra Lopes – COLUN
Mariana Leis Balsalobre– COLUN
Betânia Oliveira Barroso – Imperatriz
Raimundo Edson Pinto Botelho – Bacabal
James Ribeiro de Azevedo – Chapadinha
Luiz Eduardo Neves dos Santos – Pinheiro
Anne Caroline Nava Lopes – Codó
Thiago Pereira Lima– São Bernardo
Ubiratane de Morais Rodrigues– Grajaú
Regina Maria Mendes Oliveira – Balsas
Votação
Durante toda a última quarta-feira, militantes históricos do movimento docente, aposentados e da ativa, apresentaram-se à Sede da Apruma para votar, além da presença recorde nos demais centros, campi e unidades da Universidade.
Na rede WhatsApp Apruma Notícias, a participação no processo foi saudada pela nova presidenta da Apruma, cuja posse (juntamente com toda a nova gestão) estava marcada para o próximo dia 15, mas foi remarcada para o dia 17, quarta-feira, às 16h30, no Auditório Ribamar Carvalho, na Área de Vivência do Campus do Bacanga. Assim, houve retificação do Edital que convocou as Eleições. A professora Sirliane Paiva agradeceu “a todos que exerceram o direito de votar; inclusive aos que votaram em branco e nulos”.
Os resultados também foram celebrados na rede: “Sucesso para a próxima gestão”, desejou o professor Alcântara (Desoc), ecoado pelo professor Kennedy, do mesmo Departamento; “Parabéns pelos resultados da eleição!!! Viva!!!”, festejou a professora Mônica (Turismo); “Parabéns pelo resultado da votação. Na luta até a vitória sempre!”, destacou Josefa Batista Lopes (Serviço Social); “Parabéns aos diretores reconhecidos nas urnas para uma jornada de lutas e conquistas dos professores da UFMA e da classe trabalhadora. Um abraço, estarei junta sempre na luta!”, disse a professora Rosilda Dias (Enfermagem), entre outros.
As eleições encerraram-se às 20h desta quarta-feira, 10, em todas as unidades da UFMA. Na sequência, a professora Joanita Mota de Ataíde, da Comissão Eleitoral (presidida, por sua vez, pelo professor Claudio Mendonça/Colun e contando ainda com a participação do professor Bartolomeu/Colun), comandou a apuração, enquanto presidente da Mesa Apuradora Geral.
Acompanharam essa etapa do processo mesários, membros da atual gestão da APRUMA e também da Chapa 1 – Apruma Democrática e de Luta, funcionárias da Apruma, e a Assessoria Jurídica da entidade.
Dos votos, 91,55% foram destinados para a Chapa 1, naquela que foi classificada pelo professor Antonio Gonçalves como a que teve “a participação mais expressiva das últimas eleições”. A Ata de Apuração, lavrada pela Mesa ao final do processo, já se encontra afixada no mural na Sede Administrativa da Apruma para ser conferida pelos docentes.
Curta a página da Apruma Seção Sindical no Facebook;
Siga-nos no Twitter: @apruma
Siga-nos no Instagram: @aprumasecaosindical