Após a realização da Plenária Unificada no Auditório Central da UFMA na última semana, técnicos e docentes da UFMA e do IFMA, que seguem em greve, realizam ato público em frente à representação do MGI, Ministério da Gestão e Inovação, que em São Luís funciona no prédio da Receita Federal, no Canto da Fabril. A ação tem início às 13h desta segunda-feira, 3 de junho, e tem a intenção de pressionar e acompanhar reunião que acontece em Brasília.
Apruma, Sinasefe seções Codó, Maracanã e Monte Castelo e o Sintema convocam todas suas bases a comparecerem ao ato em frente ao prédio da Receita Federal nesta segunda-feira, dia 3, às 13h, para participar da atividade.
Com o não reconhecimento, pelo movimento, do pretenso acordo anunciado pelo governo com entidade não reconhecida pela base como apta a realizar qualquer negociação, e após pressão em Brasília e nos estados, toda essa mobilização (como a Plenária Unificada realizada na última semana no Auditório Central da UFMA) conseguiu a realização de nova reunião com o governo, que acontecerá na tarde desta segunda-feira, 3 de junho. Seguindo orientação do Comando Nacional de Greve, o objetivo do GUARNICÊ DA EDUCAÇÃO, que será realizado em frente à Receita Federal em São Luís, a exemplo de atos espalhados pelo país, é acompanhar e pressionar por um resultado favorável durante a reunião em Brasília.
Pressão também nas redes
O Comando Nacional de Greve (CNG) orienta ainda a intensificar a ação nas redes sociais como forma de pressão.
Assim, a orientação é:
- Comentar todas as postagens do governo e suas figuras públicas – em especial Lula, Janja, Camilo Santana, Esther Dweck, Fernando Haddad, Simone Tebet – com as seguintes palavras-de-ordem em mídias como Facebook, Instagram e Twitter/X:
- #grevecontinua
- #educaçãofederalemgreve
- #Lulanegociajá
- #LulanegociacomANDES-SN
Ao longo desta segunda-feira 3 de junho, a partir das 13h, concomitante à realização do ato público, intensificar ainda mais a ocupação das redes com essas mesmas palavras-de-ordem em forma de hashtags (#).
Ainda nesta segunda-feira, pela manhã, acompanhar a coletiva de imprensa dos três Comandos Nacionais de Greve (ANDES-SN, FASUBRA E SINASEFE), que ocorrerá na segunda-feira, 3 de junho, às 10h, e que será transmitida pelas redes sociais do Andes SN.
Orientamos ainda a quem tiver contato com deputados da bancada maranhense na Câmara Federal, a conversar, solicitar apoio e sensibilizar em relação à situação da Educação Federal e requerer que se coloquem para fortalecer a intermediação com o governo. Os sindicatos estão em campo também nesse quesito e o Andes SN já enviou carta aos parlamentares nesse sentido (em nosso site está disponível o modelo para quem quiser fazer uso, bem como relação com os endereços eletrônicos de toda a composição da Câmara – veja aqui).
A greve continua: participe!