Após comunicado do CNG (Comando Nacional de Greve) do ANDES-SN, a APRUMA – S. Sind. convoca toda a categoria para Assembleia Geral Extraordinária, nesta quinta (20), com o intuito de analisar as propostas do apresentadas pelo Governo Federal, e determinar os próximos passos da paralisação.
Para que os próximos episódios da greve sejam definidos, as e os docentes da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) devem contemplar, durante a assembleia que terá a sua primeira chamada às 15h, no auditório Ribamar Carvalho e nas salas de videoconferência dos campi do continente, a análise de conjuntura, a avaliação do próprio movimento de greve e responder as questões apontadas no comunicado 84/2024 (Leia aqui)
O documento citado busca, além de apresentar os avanços alcançados durante o período de mobilização – o qual já perdura por mais de 60 dias – questionar os presentes por meio das seguintes questões: 1- Qual a avaliação da AG das propostas do governo apresentadas pelo MGI e pelo MEC?; 2- Devemos assinar ou não, as propostas apresentadas pelo MGI e pelo MEC?; 3- Devemos continuar a greve ou construir sua saída coletiva no ANDES-SN?
“O encerramento da greve de modo coletivo é importante porque a greve é nacional, da categoria docente. O Andes adota o método de deliberação de consulta às bases e por sua vez cada assembleia indica ao Andes a posição dos docentes de cada universidade. Ter uma data unificada de saída da greve é uma demonstração de unidade da categoria”, declara a presidenta da Apruma, profª Ilse Gomes.
- Suspensão do Calendário: APRUMA reivindica convocação de conselhos superiores
- Vitória da Apruma: professora conquista redução da jornada de trabalho para cuidar de filha com TEA
Relembrar para conquistar
Entre as conquistas advindas dos movimentos de greve podemos pontuar como notórias: a recomposição parcial do orçamento das instituições federais; a conquista de 5600 bolsas permanência para estudantes indígenas e quilombolas; a implementação do reajuste de benefícios (auxílio-alimentação, auxílio-saúde suplementar e auxílio-creche), apesar de ainda não haver equiparação com os benefícios dos demais poderes; e a elevação do valor salarial para ingressantes na carreira docente (MS e EBTT).
Porém, a luta pelos direitos desta unidade de indivíduos, que compõem o ensino superior público e gratuito que deve atender a sociedade nas suas melhores condições, continua até que os entraves que se colocam no meio da educação, e dos que são intrínsecos a ela, sejam apagados. Dessa forma, a Apruma convoca você, docente, para comparecer à Assembleia desta quinta(20/06), às 15h, e exercer o seu direito de fala, de voto e de mudança do atual cenário da educação federal.
———————————————————————————————————-
Continue acompanhando de perto os desdobramentos da greve na educação federal e as negociações entre os representantes dos profissionais da educação e o Governo Federal, a partir das atualizações do nosso site e por meio do nosso Instagram.
Texto: Isys Basola, estagiária
Lutar pelos nossos direitos é um dever de todos. Continuemos na luta.