Pular para o conteúdo

Aula Inaugural aponta desafios para a categoria diante da conjuntura política nacional e internacional

Na tarde de quinta(07/11), a Apruma – Seção Sindical promoveu a aula inaugural 2024.2, sob o tema “A Universidade sob ataque e a luta coletiva da resistência”. O evento contou com a presença do professor aposentado do IFSP, Valério Arcary, que debateu a conjuntura internacional, nacional e as repercussões na Universidade brasileira.

Segundo o docente, a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos demonstra um evidente reforço de toda a extrema direita em escala internacional. Já no cenário nacional, prof. Valério Arcary considera a situação de 2024 perigosa. “O desenlace do processo eleitoral foi uma vitória muito importante para a direita e para a extrema direita, que é a força que lidera e, portanto, arrasta as massas reacionárias que apoiam um projeto de retorno do bolsonarismo ao poder e, nesse contexto, vemos que está prevalecendo um projeto estratégico que prioriza as alianças com frações do capital financeiro, cedendo a exigências de cortes no orçamento público para garantir a tranquilidade dos credores da dívida interna”, ressaltou.

Nesse cenário, a Universidade Pública sofre consequências, pois é de amplo conhecimento que o orçamento para essas instituições é insuficiente diante das demandas e condições mínimas de funcionamento que foram construídas ao longo dos anos. “Essa estratégia de ceder às exigências capitalistas para manter o controle da dívida atingirá as instituições de ensino e vai exigir de nós que tenhamos reservas para defender essa grande conquista do povo brasileiro que são as Universidades e os Institutos Federais”, finalizou o historiador.

Para a presidenta da Apruma – Seção Sindical, professora Ilse Gomes, a abordagem feita pelo professor Valério Arcary foi excelente e indica provocações para a categoria. “Nossos desafios estão colocados nesse momento para garantir que a universidade pública resista e que a luta coletiva esteja sempre no horizonte de todos os professores, garantindo os seus direitos”, avaliou.

Valério Arcary

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor efetivo do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, pesquisando a história do marxismo e as revoluções do século XX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende seu horário

[bookly-form]