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Confira a programação do Encontro Humanístico da UFMA

Prossegue o VXI Encontro Humanístico da UFMA, sob o tema “Ciências Humanas e Sociais no Brasil Contemporâneo: diálogos sobre práticas formadoras e intervenções na sociedade”, com vasta programação, até a próxima sexta-feira, 30, quando devem ocorrer palestras, debates e mesas-redondas.

A programação toda é interligada por Eixos Temáticos que conectam as mesas redondas, comunicações orais e pôsteres apresentados no XVI Encontro Humanístico. Esses eixos são:

1. Epistemologias, percursos metodológicos e impactos sociais das pesquisas em ciências
humanas e sociais.

2. Culturas, Sociedades e Ciências Humanas.

3. Formação de educadores(as) no Brasil contemporâneo: interações curriculares, práticas
formadoras e diálogos com a sociedade.

4. Escola básica no Brasil atual: perspectivas; reformas na legislação; documentos
orientadores e suas implicações nos processos de formação humana.

5. A realidade brasileira e as ações de inclusão social: possibilidades e limites.

6. Perspectivas humanas e sociais nos estudos ambientais.

7. Linguagens – língua, discurso e sociedade.

8. Interdisciplinaridade em Ciências Humanas.

9. Movimentos feministas no Brasil: perspectivas, trajetórias, conquistas e impactos;

10. Cidadania, gênero, relações étnico-raciais: pesquisas e ações em Ciências Humanas e
Sociais.

Haverá feira de livros e artesanatos durante todo o evento.

Os dois dias de programação ainda pela frente trazem entre os destaques:

Quinta-feira, 29 de novembro:

Conferências e Ciclos de palestras:

Pedagogias no ensino de música: colaboração, diálogo e cidadania

Profa Dra Viviane Beineke (UDESC)

Pedagogias abertas no ensino das Artes no contexto latinoamericano

Prof Dr Glauber Resende Domingues (SME-RJ, Fladem- Brasil)

10h30 – Espaço: Auditório Setorial do CCH

A educação democrática e o combate à lógica totalitária – Prof Dr Fernando Penna (UFF)
16h30 – Espaço: Auditório Setorial

 

Continuação dos Minicursos das 8h30 às 10h

Comunicações Orais – às 14h:

Sala 1

1. Sobre verdade e diálogo: O ethos de Gadamer e o niilismo de Vattimo (Arthur Vinícius Miranda
Furtado)

2. O projeto de assentamento Cristina Alves: formação e desenvolvimento político (Alice Cleyde Silva
Mendes)

3. Sujeito e identidade: teorias e concepções na modernidade e na pós-modernidade (Maria Tamires
Freitas Silva, Sharon Tyler Araújo Fonseca, Elenir Rocha Pinto)

4. As marcas do minério: análise dos conflitos de memória sobre a década de 1980 na escola Euclydes Figueiredo em Parauapebas – PA (Luis Lima de Sousa)

5. Des/esquecimento acadêmico: um breve histórico sobre o centro acadêmico de História da
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (Ana Beatriz Ferreira de Oliveira)

6. Tópicas do Bumba meu Boi: o ensino da guitarra elétrica na Escola de Música do Estado do Maranhão – EMEM, utilizando os elementos musicais característicos do bumba meu boi em seus diferentes sotaques (Norlan Aragão Lima)

7. Redes sociais: a necessidade de feedback instantâneo para autoafirmação (Rafaella Cavalcante
Barros, Jadir Machado Lessa, Jadson Ramos e Sousa Santos)

8. Atendimento odontológico no contexto de criação do plano nacional de saúde bucal no Brasil
(Fernanda Letícia Batista Vasconcelos de Farias, Carlos Eduardo Queiroz Pessoa, Shara Emilly Nogueira Pereira)

 

Debates em torno dos Eixos Temáticos – 14h

Eixo Temático 2: Culturas, sociedades e ciências humanas

Sala 2A

1. Considerações sobre o terceiro conflito das ideias transcendentais (Higor Biaggi Gomes Santos)

2. Teatro como amplificador do “Eu” e a Festa como restauração do “Nós” segundo Jean-Jacques
Rousseau (IRLENE VERUSKA BATISTA DA SILVA, Tainnara Cristina Pinheiro Hernandez)

3. comunicação oral- resumo expandido (Regiane dos Santos Cantanhede, Diego Gomes de Santana, Klautenys Dellene Guedes Cutrim)

4. Projeto Escola em Cena – A Lenda de Ana Jansen. A utilização da Proposta Triangular na produção
audiovisual (Alberto de Jesus Nascimento Nicácio)

5. O teatro na perpectiva do filósofo jean-jacques rousseau(Elayne de Araujo Pereira, Luciano da Silva Façanha)

6. A Amizade em Hannah Arendt (Lorena Moreira Pinto, Claúdia Raissa Silva Rodrigues)

7. Cidadania, cultura e identidade negra: um olhar em gênero nas práticas religiosas de matrizes
africanas (Mayris De Jesus da Silva Lisboa, Sonia Luzia Nogueira da Fonseca)

8. Concepções teóricas sobre o turismo de base comunitária em áreas quilombolas com base na
ecossocioeconomia (Marcelo de Jesus Nunes Melo, Protásio Cézar dos Santos, Cristiane Mesquita
Gomes)

Sala 2B

1. Um estudo da dinâmica do bairro Anil em São Luís-MA no século XX à luz do desenvolvimento da
fábrica de tecidos do Rio Anil (Jean Carlos Louzeiro dos Santos)

2. Relato de experiência dos discentes do curso de hotelaria da UFMA do projeto de extensão
“comunidade ativa” no projeto São Luís 2030 da escola CEICOC (Jorge Luís Silva Junior, Layna Souza Santos, Saulo Ribeiro dos Santos)

3. Renda e escravaria na sociedade ludoviscense oitocentista com base no censo de 1855 (João Pedro Machado de Abreu, João Rodrigo Durans da Silva)

4. Concepções teóricas sobre paisagem histórica urbana e o turismo (Kyloren Lorena Mendes de Sousa, Letícia Fernanda Brito Moraes, Saulo Ribeiro dos Santos)

5. Satisfação dos usuários quanto à qualidade da infraestrutura e serviços do terminal rodoviário de
São Luís (MA) (Mariana Antonio dos Santos, Everaldo Almeida Coelho, Saulo Ribeiro dos Santos)

7. Fuzileiros Da Fuzarca – Patrimönio do Samba Maranhense (Maysa Leite Serra Dos Santos)

6. Civilidade e Aparência em Kant: a ingerência do mal na política. (Rafael Ribeiro de Souza.)

8. Percepção socioambiental da paisagem: infraestrutura e políticas públicas no bairro da Liberdade,
São Luís – MA. (Delony de Queiroz Ribeiro, Walefe Lopes da Cruz, Gabriel Irvine Ferreira Alves dos
Santos)

Sala 2C

1. Estéticas indígenas e suas abordagens epistemológicas: arte canela e ka’apor no Maranhão (Fabiane Vasconcelos da Silva, Larissa Lacerda Menendez)

3. Práticas, vivências e crenças: sagrado e profano no universo simbólico dos brincantes do Bumba
meu boi do Maranhão (Adriano Farias Rios)

4. Corpos cegos: Uma leitura do filme “Ensaio sobre a cegueira” a partir da antropologia do corpo (Luíza Santos Magalhães, Paulo Paixão)

5. Psicologia social comunitária na escola: um relato de experiência em uma escola de aplicação
(Karoline Andrade Pereira)

6. O diabo em Gil Vicente nas peças Auto da Barca do Purgatório e Auto da Alma (João Vitor Natali de
Campos)

7. A mudança na representação cultural do vaqueiro tradicional através da música ostentação: uma
análise das músicas e dos videoclipes (Rafael Ramos Sousa, Rodrigo Castro Azevedo)

Eixo Temático 3: Formação de educadores(as) no Brasil contemporâneo: interações
curriculares, práticas formadoras e diálogos com a sociedade – 14h

Sala3

1. Capítulos da Inquisição Portuguesa: O pecado de Isabel segundo os autos do seu processo (Milena Gomes Machado)

2. A técnica rasaboxes como metodologia no ensino de teatro na escola (Larissa Sousa Pereira, Flávia Andresa Oliveira de Menezes)

3. A reinserção do PIBID, subprojeto de música em escolas de São Luís: experiência da Universidade
Estadual do Maranhão (João Costa Gouveia Neto)

4. A contribuição do estudo dos gêneros textuais para interpretação e produção textual (Isadora
Fernandes da Silva Figueiredo, Daniela Mirian Coelho Ribeiro, Flávia Souza Chagas)

5. Programa de monitoria: um instrumento para facilitar a aprendizagem no ensino superior (Jhone
Robson da Silva Costa, Maurício Eduardo Salgado Rangel)

6. Práticas escolares: entre a razão e a emoção (Adriano Farias Rios)

7. Formação de professores: experiência em contexto de classe hospitalar semear – Recife – PE (José Paulino Peixoto Filho, Maria Cavalcante da Silva)

8. A importância da pós-graduação em docência do ensino superior na formação do engenheiro-
professor (Natarsia Camila Luso Amaral, Weyffson Henrique Luso dos Santos, Jackson Ronie Sá-Silva)

9. A construção de competências no processo formativo do curso de 1a Licenciatura em Pedagogia
PARFOR/ UFMA (Luciane Menezes Cardoso, Maria Alice Melo)

Eixo temático 4: “Escola básica no Brasil atual: perspectivas, reformas na legislação,
documentos orientadores, e suas implicações nos processos de formação humana” – também na quinta, 14h

Sala 4

1. Redes sociais e seus impactos: um estudo do pet conexões espaços sociopedagógicos em uma escola pública de São Luís-MA (Mauricio Dorneles Lima, Marilda da Conceição Martins, Elaine Paiva Vieira

2. Como ensinar a ler: as experiências vivenciadas no projeto de extensão entrelinhas (Marinalva Jesus do Nascimento, Joelma Correia Reis, Tyciana Vasconcelos Batalha)

3. Novo ensino médio: o currículo, o planejamento e a avaliação diante da nova perspectiva de “ordem
e progresso” (Emília Luenna Palhano Galvão, Hádria Samille Palhano Galvão)

4. Base nacional comum curricular – BNCC: das leis à prática – observações em turmas da educação de jovens adultos e idosos – EJA em escolas públicas em São Luís. (Edilson de Jesus Sá, Joziana de Jesus de Sousa Carvalho)

5. O ensino de história na base nacional curricular comum e a noção de tempo histórico (David Silva
Dias, Delcineide Ferreira Segadilho)

6. Mapeamento de recursos didáticos para discussão da Base Nacional Comum na Educação Básica (Cristiane Alvares Costa, Wilma Mendonça Batista, Daulinda Santos Muniz)

7. A reforma curricular do curso fundamental infantil de piano da escola de música do estado do
maranhão lilah lisboa de araújo (Andréa Lúcia dos Santos Ferreira Rodrigues)

Eixo temático 5: “A realidade brasileira e as ações de inclusão social: possibilidades e
limites”

Sala 5

1. Saúde mental no âmbito do sistema carcerário: uma análise biopsicossocial dos pacientes judiciários e da política antimanicomial no Maranhão (Letícia Maria Ramos Melo, Adriana Benvinda Barbosa Rodrigues)

2. O espaço urbano e a questão da habitação: o bairro do COHATRAC e os seus diferentes tipos de
moradia (Thiers Fabricio Santos Tiers)

3. Gestão de espaços históricos para o turismo no bairro Praia Grande – São Luís: participação dos
sujeitos sociais (Vanderley Rabelo de Jesus, Conceição de Maria Belfort de Carvalho)

4. Transtorno do desenvolvimento da comunicação e interação: transtorno do espectro autista – TEA
(Victória Amorim da Silva, Jadson Ramos e Sousa Santos)

5. Liberdade, escolha e responsabilidade: o brasileiro e sua isenção de culpa (João Gabriel Oliveira
Ferreira, Vivian Saminez Franco)

6. O papel e atuação do professor como mediador na relação professor-aluno e a inclusão na sala de
aula (Walter Rodrigues Marques)

7. Cotas para indígenas na educação superior da Universidade Federal do Maranhão: formulação e
execução (Verissa Einstein Soares do Amaral)

8. A lógica do capital e o trabalho infantil: Recorte sobre trabalho infantil da obra “O Capital” e suas
nuances (de en-frentamento) no Brasil. (Jaqueline da Silva Amorim)

9. Contribuições e particularidades da atuação do psicólogo na rede de atenção ao jovem infrator
(Fillipe Rodrigues Santos Pereira, Vinicius Ruan Miranda Barros)

Eixo temático 6: “Perspectivas humanas e sociais nos estudos ambientais”

SALA 6

Quinta-feira, 29 de novembro – 14h00

1. Proposição de um modelo de sustentabilidade visando a mitigação de conflitos socioambientais na
área de proteção ambiental do Maracanã (Emanoelle Lyra Jardim, Delmo Mattos da Silva)

2. Os impactos das cargas de trabalho na saúde dos controladores de tráfego aéreo (Julliana Soares
Piorski, Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa, Nicolas Eyck Van Dyck Araújo de Oliveira)

3. Investigação sobre a interação social externa para a qualidade de vida dos idosos asilados (Hília Maia Almeida, Francisca Morais da Silveira)

4. A produção de representações sobre o agronegócio no espaço acadêmico maranhense (Anderson
Augusto M. Serra)

5. Analise de impacto socioambiental na área do lixão no povoado da pindoba-paço do lumiar (Sérgio
Henrique Pinto Silva, Maria Raimunda Chagas Silva)

6. Um olhar sustentável de interdependência entre o ecossistema costeiro e o turismo no centro
histórico de São Luís – MA (Waldiana Almeida Cantanhede, Thomas Jefferson Alves Santos)

7. A atividade do agricultor na plantação de verduras: um olhar da clínica da atividade (Yldry Souza
Ramos Queiroz Pessoa, Yasmin Costa Barros Ribeiro, Jóine Cunha Lopes)

8. Programa de realocação da população de vila Madureira (são luís) à vila Residencial Nova Canaã
(Paço do Lumiar) (Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa, Bianca Silva Almeida, Josane Silva Lima)

9. A geografia do turismo e suas interfaces no município de Paulino Neves: uma análise da atividade
turística (Josiane Rodrigues dos Santos Cabral, Hermeneilce Wasti Aires Pereira Cunha)

Eixo temático 7: “Linguagens, discurso e sociedade”

Sala 7-A

1. A prática psicoterápica e a questão do racismo almeida (Raquel Santos Almeida)

2. Discurso, cidade e práticas de objetivação/ subjetivação: uma análise discursiva de alguns jornais
ludovicenses sobre os sujeitos que ocupam “informalmente” / “irregularmente” espaços de são luís
(Gisélia Dias Costa, Mônica da Silva Cruz)

3. A negritude na poesia de aimé césaire e victoria santa cruz (Juliana Santos Pacheco)
4. Aprendizagem da pronúncia em línguas estrangeiras mediada por aplicativos digitais (Carlos Maycon Almeida Santos, João da Silva Araújo Júnior)

5. Uso do aplicativo hello talk na aprendizagem do português como língua estrangeira. (Deyse Kelle
Alves Oliveira, João da Silva Araújo Júnior)

6. Perfis, produção escrita e militância de parlamentares pernambucanos (Luan Pires Canavieira)

7. Alteração do sobrenome na adoção: implicações para o laço social (Edson Vinícius Lima Garcia)

8. Um estudo lexicográfico-toponímico de cinco comunidades remanescentes de quilombos do
município maranhense de Anajatuba (Maria Ribamar Lopes dos Santos, Heloísa Reis Curvelo-Matos)

Sala 7-B

1. Estudo lexicográfico-toponímico de 05 localidades de Paço do Lumiar: o que nos revelam os
topônimos? (Nayane Patricia Da Silva)

2. Esclarecimento e Sociedade a luz do pensamento Kantiano (Bruno Bogéa Lima)

3. A moda francesa e os discursos sobre civilidade do homem ludovicense na revista Elegante (1892)
(Denisy Feitoza Aires, Ilza do Socorro Galvão Cutrim)

4. A família e o processo de escolha do prenome (marcos vinicius paz soares, isalena santos carvalho)

5. ANTÍGONA: o presente separa o passado (Agnaeldo Áquila Viana dos Santos)

6. Produção necropolítica através do discurso processual (Isabella Miranda)

7. Faroeste caboclo: o diálogo entre o filme e a música (Andreson Alex Moreira Lima)

8. Aprendizagem da pronúncia em línguas estrangeiras mediada por aplicativos digitais (Carlos Maycon Almeida Santos, João da Silva Araújo Júnior)

Eixo temático 8: “Interdisciplinaridade em ciências humanas”

Sala 8

1. Os múltiplos conceitos de interdisciplinaridade (Dulcineia de Gois Sousa)

2. Qual o espaço das identidades em trânsito?: uma leitura da obra Travessuras da menina má (Andréia Mendonça Menegundes)

3. As tecnologias audiovisuais em atividades interdisciplinares: um encontro entre música, matemática e filosofia (Patrícia Azevedo de Oliveira, Cristiane Alvares Costa, Francisca Maria Lopes Menezes Nascimento)

4. Os novos imperativos da gestão acadêmica: uma análise dos fatores de intensificação e precarização do trabalho de professores-gestores em instituições de ensino superior públicas de São Luís do Maranhão (Josane Silva Lima;, Elone Soeiro Barros, Ester Nayara da Silva Moura)

5. A beleza e a engenharia genética: o problema do bom nascimento (Romulo Cardozo Coelho)

6. Engenharia genética e os desafios da bioética na contemporaneidade (Romulo Cardozo Coelho,
Francisca Geysa Lopes Araujo, Kananda Maria Lima Rodrigues)

7. Projetos de salvação do homem (Luiz Felipe Alves Ribeiro, Natallie Rishe de Sousa Matos, Jadir
Machado Lessa)

8. A crise do século III e o advento do neoplatonismo (Anael Correa Martins)

9. Psicologia, Literatura E Filosofia: uma releitura da subjetividade a partir de um diálogo
interdisciplinar (Jefferson Maciel Moraes Gomes)

10. Intervenções e elementos de um ateliê musical e seus efeitos apaziguadores sobre crianças com
TEA (Matheus de Oliveira Castro, Júlia Maciel Soares-Vasques, Johana Beatriz Cantanhêde Lopes)

Eixo temático 9: “Movimentos feministas no Brasil: perspectivas, tragetórias, conquistas e
impactos”

Eixo temático 10: “Cidadania, gênero, relações étnico-raciais: pesquisas e ações em ciências
humanas e sociais”

Sala 10-A

1. Gênero e raça no campo da produção cientifica do curso de Filosofia da UFMA (Gilza de Fátima
Santiago Nascimento, Maria Soledad Camejo)

2. O silêncio das mulheres em Bagatelas: Refletindo o teatro de Susan com adolescentes da Vila Luizão (Francisca Ahtange Tavares de Oliveira, Maria Risolange Tavares de Oliveira)

3. Quando é um comércio? a reciprocidade em um ambiente de prostituição (Amanda Gomes Pereira, Fabiana Brito Sousa, Ramisson Corrêa Ramos)

4. Me deixe parir em paz: relatos sobre Violência Obstétrica (Raphaella Morais Cunha)

5. A atuação da psicologia no processo transexualizador no SUS (Rodrigo Soares Pereira, Cláudia Aline Soares Monteiro)

6. O reconhecimento de direitos a partir do ensino de Sociologia. (Mizânia Mizilílian Pessoa Barradas
de Brito)

7. A cidade de São Luís delimitada pelo crime organizado. (José Augusto Borges Vaz, Alex Sandra dos Anjos Pereira, Victor Pereira Vaz)

8. Sobre os conceitos de biopoder e racismo a partir de Michel Foucault (Jaime Sousa da Silva Júnior)

Sala 10-B

1. Gênero e escravidão: mulheres escravizadas nas malhas do Tribunal Episcopal do Maranhão colonial (Elizania Cantanhede Ribeiro)

2. Experiência exitosa: ações educativas a partir da Lei 10.639/03 no contexto da geografia escolar na
Unidade de Educação Básica Dom José de Medeiros Delgado de São Luis –Maranhão (Rosangela Coêlho Costa)

3. Racismo: o que a Psicologia tem a ver com isso? (Raquel Santos Almeida, Camila Araújo Marques)

4. Entre aventuras, sofrimentos e a sorte de bamburrar: percurso histórico da migração de
maranhenses para os garimpos brasileiros. (José Ribamar Lemos de Oliveira)

5. Os elementos simbólicos da linguagem LGBT: sob o olhar da teoria do imaginário de Gilbert Durand (Sharon Tyler Araújo Fonseca, MARIA TAMIRES FREITAS SILVA, Elenir Rocha Pinto)

6. A influência da mídia na maneira de vestir (Elenir Rocha Pinto, Maria Tamires Freitas Silva, Sharon
Tyler Araújo Fonseca)

7. A atemporalidade do estigma de objeto sexual das mulheres negras: o feminismo negro como
ferramenta de construção de identidade (Lisandra Cristina Duarte Teixeira)

8. O que é ser mãe solteira? Representações sobre a maternidade nas comunidades virtuais “desabafos de mães solteiras” e “mães na monoparentalidade” (Jaqueline da Silva Amorim)

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Quinta-feira, 29 de novembro

10h00 – Teatro Nerine Lobão (Teatro de Bolso do CCH)

A pousada da mãe Joana (Vilson Moraes da Silva; Maria de Jesus Ferreira Santos; Walrimar Lourdes
Martins)

10h00 – Auditório A do CCH

Apresentação Musical – Memória Violonística Maranhense: Nomes, Influências e Resgate de Obras
Inéditas para Violão Solo (Tiago Fernandes Bastos Santos)

16h00 – Exposições fotográficas/ Artísticas:

Exposição Fotográfica: Divina Presença (Silvana Pinto Mendes)

Exposição Fotográfica: Carreiros (Edilson de Jesus Sá)

Artes Visuais: Bordado de Arame Farpado (Victor Vihen)

18h00 – Hall do CCH

Musical: Vozes de uma Geração: histórias da MPB (Coord. Micael Carvalho – COLUN)

Sexta-feira, dia 30

 

MESAS REDONDAS – 10H30

TEMA – A importância do Materialismo Histórico em tempos de Barbárie: Conservadorismo e Estado de Exceção.

Palavras-chave: Materialismo Histórico, Lutas Sociais, Estado de Exceção.

Espaço: Auditório Setorial do CCH

  • A Fascismo em potencial: uma reflexão sobre o Brasil contemporâneo a luz de
    Theodor Adorno e Walter Benjamin.

Prof Me. Marcelo de Sousa Araújo (Faculdade Santa Fé)

  • O avanço do conservadorismo no Brasil: Marxismo um caminho de resistência.

Prof Dr. Baltazar Macaíba de Sousa (DESOC/UFPA)

  • O Marxismo na batalha das ideias: apontamentos sobre a concepção materialista da
    história

Me. Ruan Claudio da Silva Rosa (Mestre em História Social/UFMA)

Mediadora: Profa. Dra. Antônia da Silva Mota (DEHIS – UFMA)

 

TEMA: Políticas culturais e povos indígenas: dos currículos na educação básica às cotas no ensino
superior

Espaço: Auditório A do CCH

Palavras-chave: políticas culturais, povos indígenas, educação básica, ensino superior

  • A temática indígena no ensino de Artes Visuais

Larissa Lacerda Menendez (DEARV –UFMA)

  • História indígena e ensino superior: balanço, desafios e perspectivas

Profa. Dra. Soraia Sales Dornelles

  • Ensino superior para povos indígenas: entre a invisibilidade e a garantia da autodeclaração.

Profa Dra Ana Caroline Amorim Oliveira (PPGCult – UFMA)

Mediador: Prof Dr. Paulo César Alves de Castro (DEARV – UFMA)

TEMA: Vidas Negras Importam: necropolítica, colonialidade do poder punitivo e feminismo negro

Espaço: Auditório B do CCH

Palavras-chave: racialização, colonialidade, feminismo negro

  • Feminicídio e feminismo negro

Amanda Costa (Mestra em Direito pela UFMA);

  • Necropolítica, violência e feminismo negro

Francilene Cardoso (Doutora em Serviço Social pela UFRJ);

  • Necropolítica e Colonialidade do poder punitivo

Isabella Miranda (Mestra em Direito pela UnB)

Mediador: Prof Dr João Bottentuit Junior (PPGCult- UFMA)

TEMA:  Linguística, língua portuguesa e suas interfaces

Palavras-chave: linguística; língua portuguesa; metáfora; jogos, comunicação.

  • A linguística da internet e o processo de comunicação

Profa Dra Veraluce da Silva Lima (DELER – UFMA)

  • As expressões linguísticas metafóricas e suas dimensões universais e culturais: algumas
    reflexões

Profa Dra. Mônica Fontenelle Carneiro (DELER – UFMA)

Língua Portuguesa e Linguística: entre regras e jogos

Profa Dra Sônia Maria Correa Pereira (DELER – UFMA)

COMUNICAÇÕES ORAIS – 9H

Eixo Temático 1: Epistemologias, percursos metodológicos, e impactos sociais das pesquisas
em ciências humanas e sociais

Sala 1

1. Pós-modernidade, história e narrativa: alguns apontamentos sobre a filosofia de Paul Ricoeur e sua relação com a narrativa histórica (Bruno dos Santos Nascimento)

2. A produção de textos coletivos na alfabetização: uma pesquisa do tipo “estado da arte” (Rosiara
Costa Soares, Cleia Silva Pinto)

3. Tempo vivido e tempo narrado: contribuições de paul ricoeur para o debate sobre a compreensão
narrativa da história (Bruno dos Santos Nascimento)

4. O processo epistemológico da construção do conhecimento: a partir da análise do livro “Um discurso sobre as ciências” (Walefe Lopes da Cruz, Delony de Queiroz Ribeiro, Renata Maria Sousa Castro)

5. A produção textual como objeto de estudo de dissertações de mestrados profissionais (Cleia Silva
Pinto Costa, Rosiara Costa Soares, Sirlene Mota Pinheiro da Silva)

6. Educação em saúde: um diálogo necessário (Juliana Nunes de Araújo Almeida, Francy Sousa
Rabelo)

Eixo Temático 2: Culturas, sociedades e ciências humanas

Sala 2A

1. A resistência da mulher quilombola nos dias atuais (Guilherme da Silva Torres, Aurélio Mateus
Pereira Bastos)

2. Star Wars – Uma Nova Esperança: abordagem antropológica à luz de teorias étnico – raciais (Jarina Milena Silva Gomes)

3. Impactos culturais, socioeconômicos e ambientais no município de Alcântara MA nas últimas três
décadas (Alexsandro Mendonça Viegas, Andre Luis Silva dos Santos)

4. Cristóvão “Alô Brasil”: o sambista-repentista do Maranhão (Maysa Leite Serra dos Santos)

5. A representação feminina dentro do mito da medusa e sua relação com a contemporaneidade
(Amanda Cristina Moraes Nunes)

6. Filiação socioafetiva e suas implicações subjetivas (Juliana Bogéa Santos de Almeida, Isalena Santos Carvalho)

7. A fotografia da cidade em Walter Benjamin (Aurélio Mateus Pereira Bastos, Guilherme da Silva
Torres)

Sala 2B

1. 30 anos da coleção Assis Chateaubriand no Maranhão: considerações sobre sua origem com
destaque para a obra de Pablo Picasso. (Regiane Aparecida Caire da Silva)

2. Amizade, Sociedade e Subjetividade (Lucidalva Pereira Gonçalves, Almir Ferreira da Silva Júnior)
3. A proposta de educação clássica em Nietzsche (Gilvan da Silva Monteles)

4. O lugar do aposentado na sociedade que vive para o trabalho (Caroline Serra Soares)

5. O retorno ao trabalho de docentes aposentados de uma instituição federal de ensino (Ana Flávia
Moniz Costa)

6.Sociedade, esclarecimento e barbárie na perspectiva kantiana (Carllyanne Helena Costa Tavares,
Karoliny Costa Silva)

7. Educação e Sociedade em Kant: uma pedagogia para a autonomia. (Trinne Cristine Pimentel Costa, Carllyanne Helena Costa Tavares)

Eixo Temático 3: Formação de educadores(as) no Brasil contemporâneo: interações
curriculares, práticas formadoras e diálogos com a sociedade

Sala 3

1. Docência e formação do professor de Sociologia do Ensino Médio (Franciane Cardoso Almeida,
Vinícius Limaverde Forte)

2. O currículo de arte na escola: o ensino de arte na escola maranhense. (Mirian Souza Rodrigues
Ferreira)

3. Seminário socrático: uma proposta para o ensino de Filosofia no ensino fudamental II (Gilvan da
Silva Monteles, Ray-Cleisson Sousa Galvão, Wraydson da Silva Sousa)

4. A apreciação, técnicas vocais, samba e prática dos alunos do ensino médio do liceu maranhense.
(Nelissa Reis Sousa da Silva)

5. O “sotaque da baixada” nas aulas de música– relato de estágio na educação infantil (Isabele Ferreira da Silva, Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, Mônica Luchese Marques)

6. Uso do cinema nas aulas de artes visuais do ifma – reflexões téorico-metodológicas. (Sílvia Lílian Lima Chagas, Marcus Ramusyo de Almeida Brasil)

7. Construção da docencia desafios e oportunidades: relato de experiência em uma escola pública de
são luís – maranhão (Tyciana Vasconcelos Batalha, Laura Carvalho Matos, Josélia de Jesus Araújo Braga de Oliveira)

8. O museu como espaço de pesquisa e ensino: considerações sobre a coleção do Banco Central do Maranhão (Ester Pereira Serra, Regiane Aparecida Caire da Silva)

Eixo temático 4: “Escola básica no Brasil atual: perspectivas, reformas na legislação,
documentos orientadores, e suas implicações nos processos de formação humana”

Sala 4

1. Escola comunitária e suas implicações no contexto atual (Welton Vale Pereira)

2. Um olhar sobre o ensino de Artes Visuais na Educação Infantil em uma escola confessional: reflexões de um estagiário (Lucas Vinícius Lima Coimbra, Prof. Alexandra Naima Machado Rudakoff)

3. Formação de professores de história PARFOR/UFMA/GRAJAU – face à BNCC – setenta anos da
declaração universal dos direitos humanos (1948-2018) na aldeia Arymy Grajaú – MA (Ana Paula
Reinaldo Verde, Jossilene Louzeiros Alves)

4. Cinema na escola pública: uma experiência do pet conexões espaços sociopedagógicos em São Luís-MA (Letícia Batista Melo, Marilda da Conceição Martins, Etacyjara Ferreira de Araújo)

5. A filosofia como disciplina obrigatória: do indivíduo para com a sociedade (Vivian Saminez Franco,
João Gabriel Oliveira Ferreira)

6. A aprovação da emenda constitucional no 95 e a sua prejudicial influência na construção do
pensamento crítico na educação básica do Brasil (Maria Laura Pereira da Silva)

7. Mãozinhas habilidosas: Possibilidades na Creche (Waléria Lindoso Dantas Assis, Tyciana Vasconcelos Batalha, José Carlos de Melo)

Eixo temático 7: “Linguagens, discurso e sociedade”

Sala 7-A

1. Direto da frança: uma análise das propagandas da revista elegante (1892-1906) pelo viés discursivo (Mylena Frazão da Cruz, Ilza Galvão Cutrim)

2. Performance fotográfica: contribuições do smartphone na experiência artística (Meiriluce Portela
Teles Carvalho, Geisa Letícia Silva, Márcia Cristina de Oliveira Dourado)

3. Educação museal: uma possibilidade de ensino/aprendizagem em arte (Joao Carlos Pimentel
Cantanhede)

4. A referenciação no texto digital: análise das realizações dêiticas em comentários no facebook
(Evaldo Carlos de Oliveira Cardoso, Veraluce da Silva Lima)

5. A reconfiguração do autor contemporâneo em divórcio, de Ricardo Lísias (Ane Beatriz dos Santos
Duailibe)

6. O ensino da linguagem escrita na escola: a ênfase nos aspectos técnicos (Tyciana Vasconcelos
Batalha, Joelma Reis Correia, Daniela Barbosa dos Santos)

7. Duolingo como uma ferramenta para auxiliar a aquisição de vocabulário em inglês como língua
estrangeira (Gloubérlia Maria Bezerra de Sousa, Lídia Amélia de Barros Cardoso, Pâmela Freitas Pereira Toassi)

8. Aprendizagem de vocabulário em inglês por alunos de uma escola pública através das abordagens
incidental e intencional: qual a mais eficaz? (Janaina Alves de Andrade, Lídia Amélia de Barros Cardoso)

Sala 7-B

1. Letramento digital e a prática pedagógica (Jaciara Carvalho Costa, Mônica Carneiro Fontenelle)

2. Português como língua de herança: iniciativas na Europa e suas perspectivas (Sonia Maria Correa
Pereira Mugschl, Monica Fontenelle Carneiro)

3. Metáforas universais e culturais no material didático de POLH E PLE/A (Dairles Vieira Mendes)

4. Monomito e sua aplicabilidade às obras filmicas (Loide Maria Ferreira de Amorim, Monica Fontenelle Carneiro)

5. Veículos metafóricos como marcas presentes no material didático produzido por educadores do
português como língua de herança (polh)/ português língua estrangeira (PLE) (Celia Cristina Vieira
Carvalho, Hanna Gabrielle do Vale Almeida)

6. A estrutura cognitiva e/ou discursiva das metáforas identificadas no material didático do português
como língua de herança (POLH)/ português língua estrangeira (PLE) – (Catarina Suelen Veras Cordeiro) Isabela Araújo, Áurea Simone Costa Soares Dourado

7. A influência da leitura no letramento de trabalhadores da indústria ludovicense (Jaciara Carvalho
Costa)

8. Violência urbana e a metáfora do cotidiano (Leila Raquel P. R. Cavalcante)

9. “NÃO ENCHE!”: o patriarcado e a violência simbólica no discurso cotidiano contra as mulheres
(Naysa Christine Serra Silva)

Eixo temático 8: “Interdisciplinaridade em ciências humanas”

Sala 8

1. “A fratura incurável” em Saramago: uma leitura de Caim à luz da perspectiva do exílio (Adrianne
Gonçalves Carvalho)

2. Acidente de Trabalho em ambiente rural: um olhar na perspectiva da Saúde do Trabalhador (Diego
Leonardo França dos Santos, Yldry Souza Ramos Queiroz Pessoa, Carlos Eduardo Queiroz Pessoa)

4. Gestão ambiental e turismo: uma análise sobre as práticas de turismo na região do parque nacional da Chapada Diamantina (BA) (Patriciane da Silva Garcês, César Roberto Castro Chaves, Karoliny Diniz Carvalho)

5. A importância do turismo para o desenvolvimento econômico (Maria Adriana Oliveira Santos, Maria
Patrícia Silva Ribeiro, Patriciane da Silva Garcês)

6. As ferramentas de gestão da qualidade aplicadas ao ensino superior: um estudo de caso do curso
de turismo da Universidade Federal do Maranhão, campus São Bernardo. (Maria Patrícia Silva Ribeiro, Maria Adriana Oliveira Santos, Patriciane da Silva Garcês)

7. Visita técnica e sua contribuição para o percurso formativo do estudante de Hotelaria: estudo de
caso na Universidade Federal do Maranhão (Jonilson Costa Correia)

8. Ekstasis e Aletheia: um diálogo entre filosofia e literatura na lírica brasileira contemporânea (Cláudia Oliveira Silva Rocha)

9. A interdisciplinaridade nas relações entre Espaço, Identidade e Memória no filme Amarga Sinfonia
de Auschwitz (1980), de Daniel Mann e Joseph Sargent. (Suellen Souza Pereira, Viviane de Jesus Farias Ribeiro Pinheiro)

Eixo temático 9: “Movimentos feministas no Brasil: perspectivas, tragetórias, conquistas e
impactos”

Eixo temático 10: “Cidadania, gênero, relações étnico-raciais: pesquisas e ações em ciências
humanas e sociais”

Sala 10-A
1. Relevância do nome social na Cidade de São Bernardo MA (kawany Victórya Almeida dos Santos)
2. O lugar da mulher negra no superencarceramento masculino (Isabella Miranda)
3. “Eu não entrei no mundo pela sala de visitas”: Uma Leitura sobre Carolina de Jesus, a Mulher que
Fez das Palavras o melhor cômodo de sua Casa (Larissa Emanuele da Silva Rodrigues de Oliveira,
Alexandra Araujo Monteiro)
4. As trilhas de uma vida: trajetos de joana da rocha santos e a cultura política dos sertões maranhense.
(Mayjara Rego Costa Garcia Oliveira)
5. Protagonismo político e relações de gênero em Duque Bacelar (Maria Mary Ferreira, Érika Jordana
Serra Matos)
6. Desafios atuais apontados pelos alunos em relação as questões de gênero e sexualidade (Joseanne
Aparecida Maramaldo Levi, José Gregório Viegas Brás)
7. Uma reflexão sobre a autodeclaração da sexualidade a partir da visão de futuros professores
(Joseanne Aparecida Maramaldo Levi, José Gregório Viegas Brás)
8. Relaçoes étnico-raciais num contexto de lutas por direitos: uma análise fílmica do longa “Histórias
Cruzadas”(Jaqueline da Silva Amorim, Luíz Alberto Couceiro)

SESSÃO DE PÔSTERES

Sexta-feira, 30 de novembro

Espaço: Hall do CCH

1. Epistemologias, percursos metodológicos e impactos sociais das pesquisas em
ciências humanas e sociais.

  • Investigação da interação homem-animal de protetores e cuidadores de animais
    abandonados: um estudo fenomenológico (Karlesandra Ferreira da Cruz, Jean Marlos Pinheiro
    Borba)
  • Análise da produção científica da utilização da fotografia na pesquisa em psicologia no Brasil
    (Adriana Benvinda Barbosa Rodrigues)
  • A interação homem-animal e seus efeitos na vida e no trabalho voluntário de cuidadores e
    protetores de animais abandonados (Kaio Felipe Queiroz Silva, Jean Marlos Pinheiro Borba)
  • Relação idoso x pesquisador: percepção e sentimento dos idosos em instituições de longa
    permanência após contato com pesquisadores (Victoria Maria Aquino da Silva, Karlesandra
    Ferreira da Cruz)
  • Intervenções musicais para estimulação cognitiva com idosos institucionalizados (Karolayne
    sousa de oliveira, Giuliana Lino Marques)

2. Culturas, Sociedades e Ciências Humanas.

  • Procedimento Mahabharata: Uma Proposta de Preparação Corporal Para Atores – Duas
    Realidades Distintas (Abenilson Jatahy Bessa, Helen Josy Barros Viegas)
  • Portas do prazer (Julio César Costa Máximo)
  • A criação teatral a partir da adaptação de contos de terror: Processos cênicos com os alunos
    do Grupo de Teatro “Mímesis” do IFMA/Campus Grajaú. (Rafaela Maria França Guimarães)
  • Nos fios da história: Representações de Mulheres na Idade Média (Joana Alice da Silva Melo)
  • Sociedade, Esclarecimento e Barbárie na perspetiva kantiana. (Carllyanne Helena Costa
    Tavares, Karoliny Costa Silva)
  • Uma cama para dois: Como a individualidade é afetada pelo casamento considerando as relações sociais (Walter Rodrigues Marques, José Câmara Penha, Odineia de Sá Mesquita,Roseana de Oliveira Monteiro)
  • Bairro Liberdade: as diversidades culturais regionais de São Luís do Maranhão na comunidade.(Regiane Frazão Ferreira, Larissa Andrea Amaral Barros, Larissa Aparecida Marques Vieira,Rayssa Brenna Gomes Leal)
  • Territórios, resistência e comunidades tradicionais: percepções sobre a ilha de Itauá Mirim,São Luís – MA (Izani Gonçalves dos Santos, Isaias Pereira da Silva)
  • Atores sociais e mobilidade urbana? Casos dos taxis lotação na região Itaqui Bacanga, São Luís– MA (Isaias Pereira da Silva, Izani Gonçalves dos Santos)
  • A arte maranhense de Thiago Martins de Melo (Julio César Costa Máximo)

3. Formação de educadores(as) no Brasil contemporâneo: interações curriculares,
práticas formadoras e diálogos com a sociedade.

A arte para ler o mundo: a importância da leitura de imagens no ensino de Arte por meio da
prática da releitura (Raimundo Morais Pessoa Filho)

Uma experiência docente: programa de monitoria (Jhone Robson da Silva Costa, Maurício
Eduardo Salgado Rangel)

4. Escola básica no Brasil atual: perspectivas; reformas na legislação; documentos
orientadores e suas implicações nos processos de formação humana.

  • Bullying e a omissão escolar (Giuliana Lino Marques, Karolayne Sousa De Oliveira)
  • O trabalho com gêneros textuais no Ensino fundamental: um relato de experência com 6o ano
    (Fabiana Vieira Marques)
  • Serviço Social na Educação: a importância do assistente social no âmbito escolar (Lucelia
    Cristina Carvalho Ferreira)

5. A realidade brasileira e as ações de inclusão social: possibilidades e limites.

  • Tecnologia digital como inclusão social no Teatro Arthur Azevedo (Yasmin Alessandra Lima da
    Silva, Rosélis de Jesus Barbosa Câmara)
  • A disciplina optativa “introdução à musicoterapia” no curso de Música/Licenciatura da UFMA:
    reflexões acerca de seus métodos e perfis dos prováveis pacientes (Brasilena G. Pinto
    Trindade, Raiana Moraes Araujo, Walber Castro Lobato)
  • Portadores de deficiências: uma análise sobre a inclusão social no ambiente escolar (Francisca
    das Chagas dos Santos, Joana Alice da Silva Melo)
  • Psicoterapia inclusiva: Possibilidades e limites do atendimento psicoterápico com deficientes
    auditivos (Poliana Maria Macedo Aranha Ramos, Catia Amorim Sá, Marcela Lobão de Oliveira)
  • O ensino de música aplicado às pessoas cegas no processo de inclusão: uma revisão
    sistemática (Isabele Ferreira da Silva, Brasilena Gottschall Pinto Trindade)
  • O ensino de música aplicado a pessoas cegas e videntes: reflexões acerca dos instrumentos e
    materiais didáticos (Thaynara Valessa Louzeiro Carvalho, Brasilena Gottschall Pinto Trindade)
  • Desafios e possibilidades de assistência estudantil na Universidade Federal do Maranhão
    (Conceição de Maria Belfort de Carvalho, Rayssa Brenna Gomes Leal, Elaine Soares Pereira)
  • Psicologia da saúde e atuação multiprofissional no CAISI (Fillipe Rodrigues Santos Pereira)

6. Perspectivas humanas e sociais nos estudos ambientais.

  • Área de proteção ambiental do Itapiracó: estudo sobre o plano de manejo (Lucyane Rodrigues
    de Sousa, Keila dos Santos Almeida, Roselis de Jesus Barbosa Camara)
  • Investigação sobre a interação social externa para a qualidade de vida dos idosos asilados (Hília
    Maia Almeida, Francisca Morais da Silveira)
  • Destino Turístico e as Práticas Insustentáveis: O lixo que afeta o atrativo e o meio ambiente na
    praia de Caburé, Barreirinhas – MA. (Ravel Paixão, Lucas Pires Oliveira, Rivaldo Júnior Pinto
    Ramos, Rozuila Neves Lima)

7. Linguagens – língua, discurso e sociedade.

Música Brasileira: é boa pra ouvir, mas também para pensar o Brasil! (Gustavo Serra Silva,
Maylla Gabryelle Vidal Lindoso)
 Desalinhavando o dress code no espaço escolar e profissional: uma pequena incursão reflexiva
(Brena K. Torres Serejo Cruz, Monise Lisboa Domingues, Mykaelle Santos, Talisson Julio
Gonçalves)

8. Interdisciplinaridade em Ciências Humanas.

  • Interfaces – literatura e artes visuais no Brasil do século XX (Marco Antonio Pereira dos Santos)
  • Investigação dos efeitos de um ateliê musical no desenvolvimento da linguagem em crianças
    com TEA (Andressa Kelly Pinheiro Rocha, Caroline Martins Dias, Júlia Maciel Soares Vasques)
  • Atividades Lúdico- Coletivas para Intervenção em Idosos Institucionalizados (Helberth Diniz
    Gomes)
  • Análise do personagem theodore de “her” (2013) a partir da perspectiva gestáltica (Caroline
    Martins Dias, Andressa Kelly Pinheiro Rocha, Wanderléa Nazaré Bandeira Ferreira)
  • Intervenção Precoce centrada na família da criança com Síndrome de Down (Fabiana Barros
    Costa, Francisca Morais da Silveira)
  • Metodologias para estratégias de estimulação cognitiva em idosos institucionalizados (Lanna
    Karinne da Costa Nascimento, Helberth Diniz Gomes, Francisca Morais da Silveira)

9. Movimentos feministas no Brasil: perspectivas, trajetórias, conquistas e impactos

  • As implicações da reprodução do machismo por mulheres: um estudo sobre o discurso de
    estudantes do curso de psicologia da Universidade Federal do Maranhão (Beatriz Dias Costa,
    Clara Jullyana Mendes Pinheiro, Luiza Valéria Veras Ferreira, Ana Patrícia Sousa)
  • “Não há você sem mim”: análise das categorias “poder” e “violência” nos crimes de feminicídio
    (Maynara Costa de Oliveira Silva, Iasmin Maria Carvalho da Cruz, Amanda Graziely Fernandes
    e Silva)

10. Cidadania, gênero, relações étnico-raciais: pesquisas e ações em Ciências Humanas e
Sociais.

  • Justiça de Transição e democracia (Renata Caldas Barreto, Joheryca Viegas Pereira
    Fonseca, Laerte Silva Mendes Júnior)
  • A dinâmica prazer-sofrimento no trabalho de profissionais do sexo: o que sentem as
    “rameiras”? (Francisco de Assis Silva Lima, Roberto Mendes Guimarães)
  • Uma leitura gestáltica de casos de violência durante separação de uniões estáveis
    (Larissa Fook Bastos, Kaio Felipe Queiroz Silva)

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Sexta-feira, 30 de novembro

15h30 – Exposições fotográficas/ Artísticas:

Artes Visuais – Construções Cinéticas: Ondas Bidimensionais E Gota Dágua (Mykhael Marinho Canjão)

Exposição Fotográfica – Fragmentado: ars erotica? (Walter Rodrigues Marques)

Exposição Fotográfica – Nas Bermas da Cidade: trabalho e invisibilidade social (Benedita de Cassia
Ferreira Costa)

Sessão de Lançamento de Produções Autorais

A sessão para lançamentos autorais será na sexta-feira, 30 de novembro – Hall do CCH – 14h00

 

CONFERÊNCIAS E CICLO DE PALESTRAS

Conferência de encerramento (sexta, 30):

A função da criação na política da afirmação da diferença – Profa Dra Denise Maurano Mello
(UNIRIO)

17h00 – Espaço: Auditório Setorial

Agende seu horário

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