Pular para o conteúdo

Reforma administrativa: em Assembleia Geral, docentes aprovam paralisação

Reforma administrativa: em Assembleia Geral, docentes aprovam paralisação e participação em atos

A Assembleia Geral realizada pela Apruma no fim da tarde desta segunda-feira, 16, aprovou paralisação das atividades e incorporação nos atos unificados contra a reforma administrativa (PEC32) durante esta quarta-feira, 18, Dia Nacional de Paralisação, Mobilização e Greves contra a PEC 32.

A votação contou com apenas duas abstenções, tendo os demais aprovado fortalecer toda a luta contra a proposta de reforma administrativa nestes próximos dias, dada a gravidade da proposição e a celeridade que o Congresso Nacional já declarou que dará a este tema que pode significar – na avaliação geral dos professores e professoras – o fim da prestação pública de serviços no Brasil em todas as áreas e em todas as esferas.

Ainda durante a Assembleia, foi feito o levantamento de uma série de ações contra a reforma administrativa que vêm sendo desenvolvidas pela Apruma, local e nacionalmente através do Andes, e também em conjunto com outras instituições e movimentos populares na luta em defesa do serviço público e do funcionalismo. São atividades que vêm sendo empreendidas há mais de dois anos, mesmo antes da pandemia da Covid19. Para os participantes, é urgente não apenas o Sindicato envidar ainda mais esforços nesse sentido, como os participantes da Assembleia e demais atividades da Apruma se comprometerem firmemente nessa batalha, tanto na capital quanto nas demais cidades.

Nesse sentido, além dos mutirões na Internet, devem ser reforçados contatos com parlamentares, bem como o compartilhamento geral de informações sobre os danos representados pela PEC32, tanto de materiais produzidos pelo Sindicato e pelas centrais e frentes de defesa do serviço público como os de outros canais, como os constantes no site contrapec32.com.br.

Também devem ser aproveitados materiais consistentes, como a Nota Técnica do DIEESE sobre a reforma administrativa, na construção de material visual sobre o assunto. Tudo estará disponível nos canais da Apruma, de onde podem ser compartilhados.

Programação

Para este dia 18, é fundamental a mobilização nas redes contra a PEC32; a adesão à paralisação aprovada na Assembleia em todos os campi da UFMA; a intensificação de contatos com parlamentares por e-mail e nas redes sociais; e a participação no Ato Geral Unificado Contra a Reforma Administrativa.

Em São Luís, o Ato acontece na Praça Deodoro a partir das 16h. A Apruma chama todos e todas a participarem.

A Apruma orienta aos docentes nas demais cidades onde há atividades organizadas que comuniquem ao sindicato para informarmos em nossas redes. A luta contra esse ataque devastador, pelo que se depreendeu das análises feitas por professores e professoras durante a Assembleia, é urgente, deve ser unificada e fortalecida, no intuito de barrar a destruição dos serviços públicos e dos servidores da Saúde, da Educação e de todas as áreas que atendem à sociedade.

Agende seu horário

[bookly-form]