Acontece nesta sexta-feira, 17/09, às 18h, no Solar Cultural da Terra, Centro de São Luís, o lançamento do livro SOMOS OS QUE FORAM, que marca os dez anos do coletivo Aparecidos Políticos.
O lançamento contará com a participação da professora Arleth Borges e dos professores Alexandre Mourão (que compõe o Coletivo) e Murilo Santos, todos da Universidade Federal do Maranhão.
Arleth realiza pesquisas sobre o período ditadura (inclusive tem artigo seu sobre o assunto no site da Apruma), e Murilo, que também é cineasta, documentou diversos acontecimentos durante o regime militar. Ambos compõem o Conselho de Representantes da Apruma Seção Sindical.
A publicação reúne uma série de trabalhos, entrevistas e textos do grupo cearense, que se debruça sobre o resgate e defesa da memória dos que lutaram contra a ditadura militar (1964-1985). Participam também da obra artistas, pesquisadores, ex-presos políticos e ativistas dos direitos humanos.
O Coletivo Aparecidos Políticos realizou, ao longo destes seus dez anos, através da arte e da política, diversos trabalhos tanto no Brasil como na América Latina, como o “Conexões Cartográficas da Memória”, no qual denuncia a presença de mais de 30 logradouros públicos “batizados” em homenagem a ditadores e torturadores.
Em abril de 2020, em meio à pandemia da Covid19, representando o Coletivo Aparecidos Políticos, o professor Alexandre Mourão participou de uma das sessões virtuais do Apruma Debate, na qual se discutiu o tema “Ditadura Nunca Mais: direito à memória e à verdade”, cujo vídeo pode ser visto na íntegra na página da Apruma no Facebook.
O livro poderá ser adquirido no local durante o lançamento. O Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis, organizado e mantido pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), fica na rua Rio Branco, 420, Centro.