Apruma, Sinasefe Seção Maracanã e Sindscope (Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II/RJ, seção sindical do Sinasefe Nacional), realizam, nesta quinta-feira, 28 de abril, a partir das 8h30, o I Colóquio sobre Saúde do Trabalhador, com o tema “Saúde Mental e Assédio: desafio nas lutas em defesa da saúde dos/as trabalhadores/as”.
A programação será realizada toda de modo virtual, através da plataforma Zoom, nos links a seguir.
Às 8h30, a abertura terá mesa formada pela professora Marise Marçalina, da diretoria da Apruma; pela psicóloga e psicanalista Elizabeth Dutra, da coordenação do Sindscope; pela professora Mary Ferreira, do Fórum Maranhense de Mulheres e da base da Apruma; pela psicóloga Danielle Sanches, do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão; e pela professora Katiuscia Pinheiro, da comissão de Saúde Mental e de enfrentamento ao assédio moral e sexual, do Sinasefe Maracanã.
Primeira Mesa
A Primeira Mesa do Colóquio discutirá A Saúde Mental dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Contemporaneidade.
Coordenada pela representante do Sindscope, terá as participações de Katiuscia Pinheiro, além do professor Samir Perez Mortada, do IFBA Salvador. Esta programação poderá ser acompanhada na íntegra no link:
Segunda Mesa
A Mesa de Encerramento tem início às 14h30, tendo como tema Assédio Moral e Assédio Sexual como obstáculos à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Ela será coordenada pela professora Denise Bessa, presidente do Conselho de Representantes da Apruma, e terá como participantes:
- Professora Sarah Omena, do IFMA Campus São José de Ribamar; e
- Professora Solange Lopes Silva, coordenadora do projeto Saúde do Trabalhador/a Bancário/a, do SEEB/MA.
Esta programação da tarde poderá ser acompanhada, também via Zoom, com o código ID da reunião: 898 4693 6460 e Senha de acesso: 813900, ou pelo link:
A programação é aberta a todos os trabalhadores e trabalhadoras, bem como demais interessados nestes assuntos que ganharam ainda mais relevância a partir das novas formatações do mundo do trabalho experimentadas a partir do contexto da pandemia de Convid19, trabalho remoto e demais realidades.
Além da relevância do tema, a programação insere-se, ainda, na jornada de lutas dos servidores públicos pela recomposição salarial em meio ao congelamento de mais de cinco anos: divulgue e participe.
Não esqueça: a programação tem início às 8h30!