Pular para o conteúdo

1ª Mostra Científica, Artística e Cultural divulga lista das obras a serem lançadas durante o evento

A Comissão responsável pela modalidade Lançamento de Obras, da 1ª Mostra Científica, Artística e Cultural A UNIVERSIDADE PÚBLICA NO COTIDIANO MARANHENSE, divulga a seguir a lista dos livros que serão lançados durante o evento, que acontece nesta quinta-feira, 15 de setembro, nos campi Bacabal e Bacanga.

O lançamento de livros acontecerá no Espaço da Área de Vivência do Campus do Bacanga, das 14h às 15h30, antecedendo a palestra “Reuni Digital e os impactos no ensino presencial”, com o prof. Mauro Titton, da Universidade Federal de Santa Catarina, que acontece na sequência, no Auditório Ribamar Carvalho, também na Área de Vivência, com transmissão para os demais campi.

Confira a lista de lançamentos:

  • A VIA LONGA DA EXISTÊNCIA ERRANTE: uma interpretação d’O Guesa à luz da hermenêutica de Paul Ricoeur, de Rita de Cássia Oliveira (relançamento).

A obra é resultante da tese de doutorado defendida na PUCSP.  Trata de uma interpretação hermenêutica fenomenológica proposta pelo filósofo francês Paul Ricoeur (1913 – 2005) aplicada ao poema hermético O Guesa, do poeta maranhense Sousândrade. Interpreto as metáforas que são preponderantes no poema, assim como a imbricação entre a paragem o Guesa e a história de vida do poeta, revelando toda a grandiosidade e genialidade de Sousândrade.

  • GÊNEROS, DIVERSIDADES E INCLUSÃO EDUCACIONAL, de Sirlene Mota pinheiro da Silva et al (orgs) – lançamento

A obra “GÊNEROS, DIVERSIDADES E INCLUSÃO EDUCACIONAL” disponibiliza um conjunto de saberes e experiências sobre relações de gênero, diversidade, direitos humanos, sexualidades, educação e inclusão educacional, resultado de estudos e pesquisas realizados em sua maioria por docentes e discentes pesquisadoras/es do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA) e em outros estados do Brasil.

  • Reserva Extrativista Marinha de Cururupu: Limites e possibilidades à sustentabilidade ambiental, de Rosalva de Jesus dos Reis

Aborda a sustentabilidade no arquipélago do município maranhense de Cururupu, local habitado por comunidades tradicionais de pescadores artesanais. Discutem-se na obra os fatores que contribuem para o alcance da sustentabilidade, considerando suas várias dimensões, e aqueles que dificultam que a Unidade de Conservação atinja os objetivos propostos para sua criação. A RESEX de Cururupu está situada nas reentrâncias maranhenses, local de grande importância ecológica e social. A pesca é a atividade econômica predominante no lugar e é envolta em uma série de contradições políticas, socioeconômicas e ambientais

  • “O Evangelho segundo Madalena”, de Marcelo Pagliosa Carvalho (categoria romance histórico)
  • “Vozes do Anjo: do alto-falante à Bacanga FM”, de Ed Wilson Ferreira Araújo et al

A formação do Anjo da Guarda, bairro localizado na área Itaqui-Bacanga, em São Luís, tem muitas personagens e fatos marcantes. Parte dessa História é contada no relato sobre duas experiências de comunicação registradas no livro “Vozes do Anjo: do alto-falante à Bacanga FM”, que será lançado sexta-feira (27 de agosto), às 19 horas, na igreja Nossa Senhora da Penha.

  • HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA BALAIADA, de Josenildo J. Pereira e Elizabeth Abrantes

Editora da UEMA. Trata-se de um conjunto de textos relativos à Balaiada em suas diferentes configurações e sujeitos sociais protagonistas, nos territórios do Maranhão, Piauí e o Ceara; mas, também, de suas memórias numa perspectiva historiográfica.

  • MOVIMENTO REAGE SAO LUÍS: Repertorios da mobilização política em São Luís-MA, de Elio de Jesus Pantoja Alves
  • O PATRIMÔNIO DA ILHA ENCANTADA DO REI SEBASTIÃO: a Ilha dos Lençóis no cenário do ecoturismo e das unidades de conservação, de Madian de Jesus Frazão Pereira

 

  • DIÁLOGOS DO SUL ATLÂNTICO: Crítica e interpretação do contemporâneo em Cabo Verde e Brasil. (Ed. 7Letras, 2021)
  • O livro “Diálogos do Sul Atlântico” é resultado de um esforço coletivo de autores e de autoras brasileiras(os) e cabo-verdianas(os) que remonta a buscas, a percalços, a lutas, a memórias e a esperanças. Derivado de Projeto de Cooperação Internacional entre o Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade de Cabo Verde (UniCV), os textos reunidos na obra, sob bases crítico-compreensivas de diversas disciplinas (da sociologia, da geografia, da antropologia, da história, da economia, das ciências agrárias e de áreas afins), tentam relacionar estudos que transversalizam temas da modernidade, do desenvolvimento e das consequências socioambientais desses ideários sobre comunidades. Outrossim, os capítulos do livro evidenciam tanto os processos de dominação de agentes hegemônicos quanto as resistências de populações locais nos contextos específicos do Brasil (estado do Maranhão) e de Cabo Verde.
  • CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DE SÃO LUÍS – produção técnica do DIIE – volume 1 Editora Pascal (2022). Temática: Desenvolvimento Socieoconômico/ São Luís, de EDUARDO CELESTINO CORDEIRO
  • A luta em defesa da educação pública no Brasil (1980-1996): obstáculos, dilemas e lições à luz da história, de Lucelma Braga

Trata-se de pesquisa que levantou fontes primárias e secundárias, com sua bibliografia dividida entre 189 obras, as fontes secundárias, e 156 documentos, as fontes primárias, analisados ao longo do processo de investigação. Como resultado, a obra que nos permite ver com clareza a trajetória histórica da luta em defesa da educação pública com seus avanços e recuos, problemas e dilemas, soluções e impasses como preciosas lições a nos ajudar na luta que necessitamos continuar travando e que agora se torna bem mais renhida com a extrema direita que, tendo chegado ao poder, intenta nos impor o desmonte da educação pública em favor da iniciativa privada com sua inteira submissão aos mecanismos de mercado.


A Mostra acontece durante todo o dia, e o credenciamentos dos participantes, tanto expositores quanto participantes em geral, acontece a partir das 8h da manhã do próprio dia 15, para o Bacanga, e a partir das 14h, no Campus Bacabal.

Divulgue a mostra e traga seus amigos, sua família, seus vizinhos, para conhecermos um pouco mais do que é feito no principal centro de pesquisa do Maranhão, que é público e que precisa ser defendido por todos e todas nós!


A luta em defesa da educação pública no Brasil (1980-1996): obstáculos, dilemas e lições à luz da história – Lucelma Silva Braga









Agende seu horário

[bookly-form]