O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos confirmou a instalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente dos Servidores Públicos no dia 07 de fevereiro. A reunião, com a presença das entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), acontecerá às 11 horas.
A oficialização de uma data é importante para que se tenha início o debate que deve levar ao atendimento de pautas urgentes apresentadas ao governo Lula desde o primeiro momento. Com salários congelados há pelo menos seis anos, a maioria dos servidores do Executivo tem pressa para ver suas demandas mais urgentes atendidas.
Somado a isso, neste período, a inflação já corroeu 40% das remunerações e as trabalhadoras e os trabalhadores do serviço público federal também sofreram perdas com o aumento das alíquotas previdenciárias.
Mobilização
Para mobilizar as categorias do funcionalismo federal e dar visibilidade à pauta unificada, o Fonasefe e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) organizaram uma agenda de atividades para as próximas semanas. Na terça-feira (31), as servidoras e os servidores públicos realizarão o “Dia Nacional de Mobilização pelo reajuste salarial”.
Neste dia (31), está programado um tuitaço pela manhã, das 9h às 11h, com a hashtag #RECOMPOSIÇÃOJÁ. No período da tarde, a partir das 14 horas, será realizado um ato virtual, com a participação de dirigentes de diversas entidades representativas e de servidoras e servidores de diferentes carreiras. O ato será transmitido ao vivo pelo canal do Fonasefe no YouTube e Facebook. A atividade também será retransmitida no Facebook do ANDES-Sindicato Nacional.
Já no dia 1º de fevereiro (quarta-feira), as servidoras e os servidores irão ao Congresso Nacional apresentar a pauta unificada das categorias no Senado e na Câmara, na data que marca a posse dos e das parlamentares. Outras atividades devem ocorrer até o dia 07, data da instalação da Mesa de Negociação.
A APRUMA – Seção Sindical do ANDES-SN reforça a importância de seus/as filiados/as reforçarem as mobilizações virtuais. Para o presidente da Seção Sindical, Bartolomeu Mendonça, os anos anteriores foi de concentrar esforços e derrotar o governo facista, genocida e negacionista. Agora, o momento é de reabrir a negociação e garantir a recomposição salarial.
“Toda a categoria é convidada a ficar atenta e participar naquilo que for possível, para que possamos garantir essa mobilização e, finalmente, a recomposição salarial dos servidores públicos federais”, reitera Bartolomeu.
Confira a programação: