Na última segunda-feira (05/02), a diretoria da APRUMA – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional reuniu-se com a reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para tratar sobre temas de relevância para as(os) docentes da instituição. O encontro também marcou a entrega formal da pauta local de reivindicações à administração superior.
O momento permitiu ainda que as(os) representantes sindicais abordassem questões cruciais, entre elas, a progressão docente, que foi destacada na intervenção da presidenta da APRUMA – S.Sind., profª Ilse Gomes: “A administração precisa compreender que a progressão é um direito e queremos a garantia de que os docentes tenham esse direito assegurado na UFMA”.
Na oportunidade, o vice-presidente da Seção Sindical do ANDES-SN, prof Antônio Gonçalves, ressaltou a importância dos processos democráticos dentro da universidade. “Nós passamos por um governo que atacou as instituições de ensino superior reiteradas vezes. Foi um período de muito aprendizado e do quanto precisamos defender a democracia e as instituições públicas. Neste sentido, é fundamental que a UFMA tenha ambientes em que as práticas democráticas sejam fortalecidas”, sugeriu.
Outro ponto destacado na reunião foi o protagonismo do Colégio Universitário (Colun) nas dependências da UFMA, um questionamento levantado pela diretora adjunta de interiorização, profª Edna Silva. Em sua resposta, o reitor afirmou que o Colun e a UFMA não são setores separados, mas parte de um mesmo projeto, fala endossada pela presidenta da APRUMA – S.Sind.. “O ambiente do Colégio Universitário se estende por toda a Universidade e isso se reflete também na prática pedagógica da escola”, enfatizou.
O assédio moral e as opressões, questões fortemente enfrentadas e combatidas pelo ANDES – SN, foram abordados de maneira contundente pela diretoria da APRUMA – S.Sind., que expressou sua preocupação em relação a casos relatados por membros da comunidade universitária e ressaltou a importância de medidas concretas para prevenir e combater tais práticas.
Na pauta local, documento recebido e assinado pelo reitor da universidade, prof Fernando Carvalho, a APRUMA – S.Sind. apresentou demandas específicas relacionadas à defesa da universidade pública e sua autonomia; e condições do trabalho e carreira docente.
A reitoria, em contrapartida, comprometeu-se em manter o canal de diálogo aberto para abordar os pontos destacados, além de mencionar condutas já desenvolvidas pela gestão para qualificar o ambiente da Universidade Federal do Maranhão.
A diretoria da APRUMA-S.Sind. continuará vigilante em relação às ações da gestão superior para a garantia dos direitos da comunidade acadêmica.
Confira o documento entregue ao reitor:
Gostaria de apresentar apoio a Pauta Local. Achei de grande relevância. Mas, preciso, também, mencionar que uma ênfase deveria ser acrescentada, ou melhor, observada a respeito da aplicação dos recursos federais na UFMA, como poderá ser efetuada de melhor maneira? Como iremos acompanhar aplicação dos recursos. Vide BC.