Pular para o conteúdo

APRUMA promove debate sobre a Ditadura Militar e reafirma: Golpes nunca mais!

No próximo dia 31 de março, o Brasil descomemora os 60 anos do golpe empresarial-militar no país. Na ocasião, militares e civis, articulados com o poder econômico internacional, tiraram o presidente eleito João Goulart do poder e iniciaram uma ditadura que durou 25 anos. Durante a ditadura empresarial-militar, milhares de pessoas foram privadas de direitos, perseguidas, presas, torturadas e assassinadas. Outras muitas seguem desaparecidas.

Neste sentido, a APRUMA – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional promoverá um debate, intitulado “6O anos da Ditadura Militar: golpes nunca mais”. O evento ocorrerá no dia 04 de abril, às 17h, no auditório setorial do CCSo, no Campus do Bacanga. Para a diretoria da entidade, a conjuntura sócio-política atual e os eventos recentes, como o golpe de 2016 e a tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023, demonstram a necessidade da promoção de debates sobre o caráter autoritário e militarizado da sociedade brasileira. “A ditadura militar foi um período de grande autoritarismo em que muitas(os) companheiras(os) morreram na resistência ao autoritarismo e na defesa de uma sociedade democrátrica”, pontou a presidenta, profª Ilse Gomes.

A iniciativa da APRUMA – S.Sind. reforça ainda o próprio compromisso da entidade.”Precisamos fazer com que esse debate esteja presente na comunidade universitária, para que a democracia seja sempre um horizonte e a resistência ao autoritarismo seja sempre nosso compromisso”, assegura Ilse Gomes.

As palestrantes convidadas para o momento são:

Arleth Borges, possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (1988), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1998) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência Política, com estudos e publicações, principalmente nos seguintes temas: partidos e eleições; poder legislativo; relações entre os poderes e ditadura militar, privilegiando a incidência dessas questões no estado do Maranhão.
Josefa Batista Lopes, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão (1970), Mestra em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979) e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) com estágio em pesquisa (“bolsa sanduíche” CAPES) no Instituto Gramsci de Roma. Pós-doutorado no CENEDIC/Departamento de Sociologia da USP (2009). Foi Presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS (1981-1983, à época ABESS), Presidente da Asociación Latinoamericana de Escuelas de Trabajo Social e do Centro Latinoamericano de Trabajo Social – CELATS (1986-1989); foi membro da Diretoria Executiva da ABEPSS, biênio 2007/2008, exercendo o cargo de Coordenadora Nacional de Pós-Graduação; foi representante do Brasil na Asociación Latinoamericana de Enseanza e Investigación en Trabajo Social – ALAEITS (2006-2009). Professora Associada aposentada da Universidade Federal do Maranhão, onde ingressou por concurso público em 1971 e foi coordenadora do Curso de Graduação em Serviço Social. É vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA onde exerceu a função de Coordenadora eleita para o biênio 2006/2007. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GSERMS/UFMA e OPPLS/UFMA. Atua nas áreas de Serviço Social, Políticas Públicas e Movimento Social com ênfase em: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social; Questões de Método; Questão Social; Relação Estado e Sociedade Civil; América Latina e Lutas Sociais; Pensamento de Antônio Gramsci, mediante a verticalização de estudos de suas obras, referenciados em Marx e em interlocução com o marxismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende seu horário

[bookly-form]